Navegação do site
Dúvidas Frequentes
- SOU ADVOGADO E TENHO CERTIFICADO, JÁ ESTOU CADASTRADO NO PJe?
Não. Para proceder ao cadastro no sistema PJe do TJPE acessar o link http://www.tjpe.jus.br/web/processo-judicial-eletronico/cadastro-de-advogado
- SOU ADVOGADO E TENHO CADASTRO NO SISTEMA, JÁ POSSUO HABILITAÇÃO NOS PROCESSOS?
Não. Se a parte não tiver advogado, a habilitação é realizada no próprio sistema. No caso de ser o segundo advogado, seguir o item 8.
- USUÁRIO É ADVOGADO E NÃO CONSEGUE ACESSAR PJe
Sempre verificar se o advogado tem cadastro.
Algumas mensagens de erro exibidas quando o usuário não está cadastrado:
· 'Problema na autenticação'
· 'Problema com a Receita'
· 'Login inválido'
· 'Certificado inválido'
· ‘Sem localização'
- NÃO CONSIGO ACESSAR O SISTEMA OU ASSINAR DOCUMENTOS. FICA APARECENDO O BOTÃO "Carregando assinador...". COMO SOLUCIONAR?
· Seguir as orientações descritas aqui.
· Caso o problema persista verificar se o Java está ativo.
- COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS NA INCLUSÃO DE ANEXOS?
Se o usuário não consegue anexar documentos e protocolar petições, o problema pode ser o tamanho do nome do arquivo. Portanto, sugerimos que reduza o nome dos mesmos.
Também poderá haver problema quando houver espaços em branco ou caracteres especiais no nome do arquivo.
Exemplo:
· Guia de Depósito .pdf (não envia);
· Guia de Depósito.pdf (envia normalmente).
Outra recomendação importante é que, ao fazer upload de múltiplos documentos anexos (PDF) no PJe, a escolha do tipo de documento do anexo só seja realizada após a conclusão do envio do arquivo anterior.
Ao fazer a escolha do tipo do documento do anexo seguinte antes da conclusão do envio do PDF em progresso, o sistema pode não reconhecer o arquivo e não enviá-lo.
- COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS COM TEXTOS ELABORADOS NO MS-WORD E COLADOS DENTRO DO PJe?
Mesmo utilizando o ícone de "Colar (copiado do WORD)" ou "Colar como texto simples", ainda assim podem restar caracteres especiais trazidos pelo editor de texto, os quais geram erro no momento de assinar o documento produzido pelo advogado.
Neste caso, devem ser seguidos os passos abaixo:
1. Deixar o editor de texto do PJe em branco deletando qualquer texto que porventura exista;
2. Selecionar e copiar (Ctrl+C) todo o texto elaborado no Word;
3. Colar (Ctrl+V) dentro do Bloco de Notas;
4. Selecionar todo o texto copiado no Bloco de Notas e colar no editor do PJe, utilizando o botão de "Colar como Texto Simples";
5. Configurar formatações de alinhamento desejáveis e assinar o documento para anexá-lo ao processo.
- AO TENTAR ASSINAR UM DOCUMENTO, SURGE A MENSAGEM "NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR A AUTENTICAÇÃO: NULL". COMO PROCEDER?
Refere-se, em regra, à falta de cadeia de certificado ou drive do cartão/token.
Entrar em contato com a autoridade certificadora ou com o suporte técnico especializado.
- NÃO CONSIGO ME HABILITAR COMO ADVOGADO PARA PARTE QUE JÁ CONTA COM UM OUTRO ADVOGADO NO SISTEMA. COMO PROCEDER?
1. O advogado já habilitado deve substabelecer eletronicamente o segundo.
2. Pesquisar o processo desejado pelo menu "Processo > outras ações > Peticionar", abrir o processo, acessar a aba "Incluir petições e documentos" e preencher a petição de habilitação, juntando os documentos exigidos para o ato.
- NÃO SE CONSIGO PROTOCOLAR PROCESSO, SURGE A MENSAGEM "ERRO INESPERADO". COMO PROCEDER?
Tentar cadastrar as partes demandadas sem o CNPJ ou CPF.
- NÃO CONSIGO ME HABILITAR NO SISTEMA COMO ADVOGADO DA PARTE DEMANDANTE. COMO PROCEDER?
A habilitação do advogado para parte demandante deverá ser realizada pela secretaria do juizado, após peticionamento eletrônico do pedido pelo advogado, bem como a juntada da procuração, através do caminho Processo / Outras Ações / peticionar.
- AO TENTAR FAZER O CADASTRO NO PJe PERCEBI QUE MEU CPF JÁ ESTAVA CADASTRADO. COMO DEVO PROCEDER?
Entrar em contato com a Coordenadoria dos Juizados (cje.nasti@tjpe.jus.br) ou com a Administração do PJe (pje.administracao@tjpe.jus.br).
- O CADASTRO REALIZADO NO PJe DE OUTRA JUSTIÇA OU TRIBUNAL DE OUTRO ESTADO SERVE PARA O TJPE?
Não, pois embora o PJe tenha sido elaborado com a finalidade de padronização do processo eletrônico no âmbito nacional, ele foi adaptado à necessidade de cada Justiça. Contudo, vale ressaltar que o certificado digital serve para acessar todos os tribunais.
- COMO DESBLOQUEAR DE POP-UPS NO MOZILLA FIREFOX?
Pop-ups são janelas suspensas que abrem sobre a janela principal do navegador. Para usar o PJe, é necessário desbloqueá-las nas configurações do Firefox.
Acesse o menu Opções > Conteúdo e desmarque a opção "Bloquear janelas popup".
- QUAL A CONFIGURAÇÃO ADEQUADA DO MEU COMPUTADOR PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO PJE?
Faz-se necessário que o Mozilla Firefox esteja na versão 24. Outras versões mais atualizadas apresentam instabilidades no funcionamento do PJe.
Para verificar a versão do seu navegador Firefox, vá no menu Ajuda > Sobre o Firefox. Caso a sua versão seja mais atualizadas, recomendamos que seja feito um 'downgrade' de versão do referido navegador.
Segue em anexo um procedimento (Orientações de configuração (Firefox e Java)) para o funcionamento correto do sistema PJE.
Recomendamos ainda a reinstalação do plugin Java para versão mais atualizada (Java versão 7 Update 51), e a reinstalação dos drivers do certificado digital.
- Links para Download do Mozilla Firefox 24: ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/24.0/win32/pt-BR/
- Link para Download do Java 7 Update 51 Offline - Completo (Baixe a versão de acordo com seu sistema operacional: Windows 32 Bits (x86) ou 64 Bits (x64) ): www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jre7-downloads-1880261.html
- Desative a atualização automática do Firefox: no menu Ferramentas > Opções > Avançado, aba "Atualizações", escolher a opção "Nunca verificar (não recomendado)".
- DESEJO DISTRIBUIR UM PROCESSO NO PJe PARA VARAS CÍVEIS. ONDE VOU EMITIR O DARJ DE CUSTAS?
Acessar o serviço de emissão de DARJ, disponível em http://www.tjpe.jus.br/emissao-de-darj.
No campo "Unidade Cartorária", selecione a opção "Processo Judicial Eletrônico".
- DESEJO SOLICITAR DEVOLUÇÃO DE CUSTAS PROCESSUAIS. COMO DEVO PROCEDER?
Deve ser aberto um chamado para SETIC solicitando parecer a respeito da utilização da Guia em algum processo do PJe.
De posse da resposta da SETIC, o advogado deve juntá-la a uma petição endereçada à Presidência solicitando a devolução dos valores.