Histórico

Em face da crescente acumulação de processos e documentos oriundos das Varas, Diretorias e Unidades Administrativas do Tribunal de Justiça de Pernambuco, houve a necessidade de se criar uma infraestrutura adequada para atender essa demanda.

Em 1997, a documentação que se encontrava na Comarca de Olinda e no Palácio da Justiça foi transferida para um prédio localizado próximo ao Forte do Brum, no bairro do Recife Antigo. Com a junção do acervo, cogitou-se a elaboração de um projeto para a criação do Arquivo Geral.

No ano de 1998, por meio da Resolução 95/98, de 27 de abril de 1998, o Arquivo Geral foi criado como uma Divisão subordinada à Diretoria de Documentação Judiciária, com três seções de processos dos 1º e 2º graus e administrativos.

No ano de 2000 ele foi transferido para um galpão, localizado na Av. Pinheiros, 380, bairro da Imbiribeira.

Em 2004, passou a ter um novo endereço, no bairro do Prado, onde se encontra atualmente instalado.

No ano de 2010, a Resolução nº 302/10, modificou sua estrutura organizacional. A divisão foi transformada em gerência e foram criadas mais três unidades, perfazendo um total de seis: Unidade de Atendimento Geral, Unidade de Depósito e Controle do Acervo, Unidade de Buscas e Desarquivamento, Unidade de Recepção e Conferência Documental, Unidade de Conservação e Digitalização de Documentos, Unidade de Gestão de Documentos, com as suas atividades organizadas de modo a prestar um eficiente atendimento aos usuários.