Navegação do site
A galeria dos presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco é formada por um conjunto de retratos dos gestores da Corte pernambucana.
Esse acervo é original de cada época em que foi produzido e localiza-se no primeiro andar do Palácio da Justiça, na sala das togas. Ele é constituído por imagens emolduradas de todos os magistrados que assumiram a gestão da Casa desde 1914 até os dias atuais.
As pessoas que estiveram à frente da instituição são personagens importantes para a Memória do órgão e contribuíram para a escrita dessa história. Para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, o Tribunal oferece ao público, além da galeria original para visitação, a sua reprodução completa no portal da internet, com uma pequena biografia centrada na vida dos presidentes enquanto magistrados de Pernambuco.Nasceu em 24/3/1947, no distrito de Itajubatiba (antiga Mina do Ouro), município de Catingueira, Paraíba. Antes de se tornar magistrado, foi serventuário de justiça (1967-1982). Estudou na Faculdade de Direito de Olinda, tendo concluído o curso em 1975. Em 1982, ingressou na magistratura, atuando como juiz de direito de 1ª entrância nas comarcas de Betânia, Sertânia e Riacho das Almas, sendo promovido, em 1985, para juiz substituto de 2ª Entrância e, nessa qualidade, atuou nas comarcas de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. Em 1989, foi promovido, por merecimento, a juiz substituto da 3ª Entrância, tornando-se titular da 4ª vara da fazenda pública. Dirigiu o Foro da Capital no período de 1996 a 1997.Foi juiz-corregedor auxiliar em duas gestões e assessor da Presidência do Tribunal de Justiça. Coordenou a instalação da 17ª vara cível, na qual passou a atuar e, por fim, assumiu a 10ª vara cível, onde permaneceu até assumir o cargo de desembargador. Em março de 2001, quando ainda era juiz da 10ª vara cível da capital, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco, concedido por unanimidade pelos membros da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2001, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, integrando, atualmente, a 5ª Câmara Civil, a Seção Cível, o Órgão Especial, o Tribunal Pleno e o Conselho Superior da Magistratura Estadual. No ano seguinte, assumiu como diretor-geral da Escola Superior da Magistratura-Esmape (2002-2003), tornando-se ainda presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Em 20/4/2004, tomou posse como presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, secção de Pernambuco. Em 2007, foi empossado como vice-presidente do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, tornando-se, no ano seguinte,presidente, permanecendo nesse mandato até 2009. Em 10/2/2010, tomou posse no cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Em 9/2/2012, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, tendo sido eleito por seus pares, por unanimidade, em dezembro de 2011.