Navegação do site
A galeria dos presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco é formada por um conjunto de retratos dos gestores da Corte pernambucana.
Esse acervo é original de cada época em que foi produzido e localiza-se no primeiro andar do Palácio da Justiça, na sala das togas. Ele é constituído por imagens emolduradas de todos os magistrados que assumiram a gestão da Casa desde 1914 até os dias atuais.
As pessoas que estiveram à frente da instituição são personagens importantes para a Memória do órgão e contribuíram para a escrita dessa história. Para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, o Tribunal oferece ao público, além da galeria original para visitação, a sua reprodução completa no portal da internet, com uma pequena biografia centrada na vida dos presidentes enquanto magistrados de Pernambuco.Antes de entrar para a magistratura, exerceu a advocacia (1959) e atuou como promotor público de São José do Egito (1962). Assumindo como juiz de direito, atuou nas comarcas de Bodocó (1962), Tabira (1962), Afogados da Ingazeira (1966) e Limoeiro(1969). Anos depois, assumiu os cargos de juiz corregedor auxiliar (1971) e juiz substituto de 3ª entrância (1974). Em 1980, tornou-se juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e corregedor regional eleitoral. Três anos após, assumiu como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco,sendo eleito vice-presidente (1988) e, em seguida, presidente (1990) da referida corte. No ano seguinte, tornou-se membro efetivo da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. Escreveu alguns artigosem revistas jurídicas, como “O Poder Judiciário e a nova carta constitucional” (1988), “A Liceidade do limite etário para acesso aos cargos públicos” (1993/1995) e “A Aids e o Poder Judiciário” (1995/1997).