Navegação do site
A galeria dos presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco é formada por um conjunto de retratos dos gestores da Corte pernambucana.
Esse acervo é original de cada época em que foi produzido e localiza-se no primeiro andar do Palácio da Justiça, na sala das togas. Ele é constituído por imagens emolduradas de todos os magistrados que assumiram a gestão da Casa desde 1914 até os dias atuais.
As pessoas que estiveram à frente da instituição são personagens importantes para a Memória do órgão e contribuíram para a escrita dessa história. Para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, o Tribunal oferece ao público, além da galeria original para visitação, a sua reprodução completa no portal da internet, com uma pequena biografia centrada na vida dos presidentes enquanto magistrados de Pernambuco.Nascido em Agrestina (PE), formou-se pela Faculdade de Direito do Recife, em 1953. Atuou como promotor público de Riacho das Almas antes de ser aprovado e nomeado juiz de direito de Carnaíba. Após exercer o mesmo ofício em várias comarcas do interior, foi promovido para a capital em 1967, assumindo a vara criminal do Recife. Em 1975, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, exercendo a sua presidência no biênio 1984-1985. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco entre 1988 e 1991. Escreveu algumasobras jurídicas, como a coletânea “Julgo” (1975), “De Agrestina à mais alta Corte de Justiça de Pernambuco” (1976), “Diagnóstico de um poder imolado” (1979) e “Sentido de uma luta: soerguimento do Poder Judiciário” (1985).