Navegação do site
A galeria dos presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco é formada por um conjunto de retratos dos gestores da Corte pernambucana.
Esse acervo é original de cada época em que foi produzido e localiza-se no primeiro andar do Palácio da Justiça, na sala das togas. Ele é constituído por imagens emolduradas de todos os magistrados que assumiram a gestão da Casa desde 1914 até os dias atuais.
As pessoas que estiveram à frente da instituição são personagens importantes para a Memória do órgão e contribuíram para a escrita dessa história. Para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, o Tribunal oferece ao público, além da galeria original para visitação, a sua reprodução completa no portal da internet, com uma pequena biografia centrada na vida dos presidentes enquanto magistrados de Pernambuco.
Nasceu em 29/1/1852, no engenho Coqueiro, freguesia que hoje corresponde ao Riachão, Bahia. Em 9/1/1883, foi nomeado promotor público da comarca de Feira de Santana, na Bahia e, em 1886, passou a exercer o cargo de juiz municipal do termo de Campos, em Sergipe. Nomeado juiz de direito de Bom Conselho, em Pernambuco, foi removido em 1890 para Igarassu e de lá para Gravatá, em 1892. Logo depois, em 1893, exerceu a mesma função em Nazaré, onde ficou até 1910. Nesse ano, foi removido para a vara privativa de órfãos da comarca do Recife. Em 11/8/1911, ascendeu ao cargo de desembargador do Superior Tribunal de Justiça de Pernambuco e, em 1/2/1924, foi eleito presidente.