Navegação do site
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (12), a sala da Gerência de Taquigrafia, que agora recebe o nome “Servidora Taquígrafa Katharina Leite Schondorfer”, em homenagem à servidora taquigrafia que faleceu em 2018, vítima de um câncer.
A antiga sala da Gerência da Taquigrafia esteve em reforma desde julho de 2022, por conta das chuvas que afetaram a infraestrutura do 3º andar do Palácio da Justiça. Agora, as servidoras puderam retornar à sua sala, completamente reestruturada e reformada.
Para o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, conta que esse é um momento de recordação e celebração da taquigrafia. “Com as reformas deste espaço, trouxemos novas e modernas salas para os desembargadores e inauguramos essa sala importantíssima do Tribunal, que é a da taquigrafia, em perfeitas condições. Com essa homenagem, vamos lembrar de Katharina pelo bem que trazia e pelo que ainda traz para a taquigrafia do Tribunal, que representa um importante serviço do Poder Judiciário”, conta.
O servidor da assessoria de orçamento e irmão de Katharina, Frederico Leite, conta que essa homenagem chegou em boa hora. “Minha irmã dedicou a vida dela toda aqui na taquigrafia. Então, nada mais justo que essa homenagem, que é muito bem colocada pelo presidente. Eu estou muito feliz representando minha irmã”, comenta.
A Taquigrafia atualmente é composta por quarenta e um funcionários, sendo vinte e nove taquigrafas, e doze técnicos do apoio que se dividem em recepção, xerox, revisão, arquivo e emissão de guias. As Taquigrafas têm a responsabilidade de apanhar os julgamentos em plenário, reuniões e tudo por ordem dos superiores, traduzi-los e passar para as Notas Taquigráficas na íntegra do que foi falado.
............................................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE