Notícias

Equipe do Nupemec apresenta premiação conquistada à Presidência

Profissionais foram recebidas(os) no gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça

Integrantes do Núcleo de Conciliação - Nupemec do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estiveram, nesta quinta-feira (25/4), no Palácio da Justiça, para apresentar ao presidente Ricardo Paes Barreto o Prêmio Conciliar é Legal, conquistado pela equipe no último dia 16 de abril. A honraria, concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi recebida na sede do órgão, em Brasília, pelo coordenador do Nupemec do TJPE, desembargador Erik Simões, e pela coordenadora do Programa Proendividados do TJPE, juíza Ana Paula Lira.

O presidente do Judiciário estadual, ao receber a equipe do Nupemec, destacou a relevância do trabalho realizado. “Este Prêmio é o reconhecimento nacional a todas e todos que se dedicam diariamente para exercer uma Justiça proativa, de autocomposição, através da promoção de boas práticas, e não apenas uma Justiça de caráter punitivo. Isso eleva o prestígio de nosso Tribunal em todo o Brasil”, parabenizou o magistrado. 

O Núcleo de Conciliação conquistou a XIV edição do Prêmio Conciliar é Legal com o Programa Proendividados, na categoria Superendividamento - Modalidade Boas Práticas. Para o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, a iniciativa vem fazendo a diferença na vida da população desde a sua criação, em fevereiro de 2011. “Esta premiação distingue iniciativas bem-sucedidas e replicáveis de mediação e de pacificação para solução de conflitos. Divido com todos a alegria deste reconhecimento nacional, dando-nos o incentivo para continuarmos trabalhando em equipe pelo bem dos nossos jurisdicionados, na eterna busca pela pacificação social”, explicou.

A coordenadora do Programa Proendividados, juíza Ana Paula Lira, explica que o reconhecimento vem através de muito trabalho em equipe e em parceria com outros órgãos. “As pessoas em situação de superendividamento podem dispor de serviços de educação financeira, através de uma parceria nossa com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, com as alunas do curso de Ciência da Economia Doméstica, e também temos o apoio da Fafire, com atendimentos de apoio psicológico”. 

“Esse trabalho em equipe, interdisciplinar e interórgãos – Tribunal e Universidade - foi um exemplo de que se houver união, há possibilidade de haver um reconhecimento, inclusive um reconhecimento através de prêmio, sendo que o melhor para nós é o reconhecimento da população, a propaganda boca a boca de que eles estão sendo bem cuidados, bem recebidos, bem acolhidos. Então, por tudo isso, o prêmio foi a sensação de que a gente está fazendo o trabalho, a gente está no caminho, e só a gratidão”, complementou a juíza Ana Paula Lira.

Prêmio Conciliar é Legal - A premiação acontece anualmente e contempla iniciativas que contribuem para a efetiva pacificação dos conflitos, e ao aprimoramento e maior eficiência do Poder Judiciário na sociedade.  Nesta última edição, foram contempladas cinco categorias temáticas: Superendividamento; Soluções Fundiárias e de Moradia; Recuperação Empresarial; Educação; e Mundo do Trabalho. Podem disputar o prêmio anualmente magistrados, servidores da Justiça, instrutores de mediação e conciliação, advogados, professores, estudantes, Tribunais, instituições de ensino, e empresas.

Proendividados - O Programa Proendividados tem como objetivo reintegrar pessoas endividadas à vida econômica e financeira, oferecendo orientações sobre os conceitos relativos ao consumo, e de como evitar uma nova situação de excesso de dívidas em prol da reeducação financeira.

Acesse a cartilha para saber como evitar o superendividamento.

.............................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Ivaldo reges | Inova Propaganda