Navegação do site
II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância promove troca de experiências entre instituições
Na manhã desta terça-feira (10/09), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu o II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Pernambuco. O evento ocorreu no Auditório Des. Itamar Pereira da Silva, da Escola Judicial (Esmape), e teve como principal objetivo trocar experiências entre setores e instituições.
Realizado por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE, o encontro celebrou os cinco anos da assinatura do Pacto, reafirmando o compromisso entre todas as instituições em prestar atenção integrada à primeira infância. “É muita alegria para o Tribunal de Justiça de Pernambuco receber uma rede tão diversa, tão complexa e tão especializada como é a rede da Primeira Infância pernambucana. É uma rede que se propõe a fazer acolhimentos, a ouvir e escutar de forma muito especializada”, frisou o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, juiz Élio Braz.
“Esse é um encontro intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar, que se propõe a estar dentro de uma visão muito mais transetorial, transdisciplinar, transinstitucional. Essa é uma linguagem revolucionária que a gente traz vindo das ciências, a nossa capacidade de fazer transições”, completou o magistrado.
A programação do evento contou com a participação da Companhia Fiandeiros de Teatro, que realizou uma apresentação de relatos sobre o papel da arte no desenvolvimento das crianças, mediada pela psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE Kátia Assad.
Em seguida houve uma série de palestras com a temática “A dimensão do brincar na Primeira Infância”, mediadas pelo psicólogo da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE Jaime Lima e ministradas pela professora de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Catarina Gonçalves; pela professora de Psicologia da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Pompéia Villachan; e pela professora de Enfermagem da UFPE, Gabriela Sette.
Durante o evento, também foi realizada a entrega de certificados às empresas que contribuem para o programa de apadrinhamento financeiro da capital, Estrela Guia. Foram agraciados: Pernambuco dá Sorte; a Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), a Associação Pró-Adoção e Convivência Familiar Gead Recife; e a OPIMED Aparelhos Auditivos. Após a entrega, signatários do Pacto realizaram uma apresentação sobre suas experiências institucionais.
Representaram as instituições agraciadas a assessora da Diretoria do Pernambuco dá Sorte, Daniella Câmara; a presidente da AAJUPE, Sandra Paes Barreto; o presidente do Gead Recife, Valdemir Rodrigues; e a coordenadora fonoaudiológica do Nordeste da OPIMED Aparelhos Auditivos, Bruna d’Arce.
Ao final, houve o convite para o lançamento do livro “Vovó é fera, Vovô só fala m#$@! Foi Louco, Mas é Verdade!!!”, de autoria do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, presidente do TJPE no biênio 2022/2024. Além da divulgação dos livros “Cadernos de Modelos Judiciais da Infância e Juventude” e “Atos normativos da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, ambos elaborados pela Infância e Juventude (CIJ).
A mesa de honra foi composta pelo coordenador da Infância e Juventude do TJPE, juiz Élio Braz; pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joana Figueirêdo; pela secretária da Criança e Juventude do Estado, Yanne Teles; pelo auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Diego Maciel; pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública de Pernambuco, defensora pública Caroline Izidoro; pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco, promotora de Justiça Aline Arroxelas; e pela secretária-executiva da Primeira Infância da Prefeitura do Recife, Luciana Lima.
Matéria relacionada: TJPE lança Plano de Ação Estadual da Política Judiciária para a Primeira Infância 2024 – 2030
Saiba mais sobre a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE
----------------------------------
Texto: Rute Arruda - Victória Brito | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE