Notícias

II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância promove troca de experiências entre instituições

Participantes do II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Pernambuco, na Esmape.
 

Na manhã desta terça-feira (10/09), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu o II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Pernambuco. O evento ocorreu no Auditório Des. Itamar Pereira da Silva, da Escola Judicial (Esmape), e teve como principal objetivo trocar experiências entre setores e instituições. 

Realizado por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE, o encontro celebrou os cinco anos da assinatura do Pacto, reafirmando o compromisso entre todas as instituições em prestar atenção integrada à primeira infância. “É muita alegria para o Tribunal de Justiça de Pernambuco receber uma rede tão diversa, tão complexa e tão especializada como é a rede da Primeira Infância pernambucana. É uma rede que se propõe a fazer acolhimentos, a ouvir e escutar de forma muito especializada”, frisou o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, juiz Élio Braz. 

Mesa de honra do II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Pernambuco. “Esse é um encontro intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar, que se propõe a estar dentro de uma visão muito mais transetorial, transdisciplinar, transinstitucional. Essa é uma linguagem revolucionária que a gente traz vindo das ciências, a nossa capacidade de fazer transições”, completou o magistrado. 

A programação do evento contou com a participação da Companhia Fiandeiros de Teatro, que realizou uma apresentação de relatos sobre o papel da arte no desenvolvimento das crianças, mediada pela psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE Kátia Assad.

Em seguida houve uma série de palestras com a temática “A dimensão do brincar na Primeira Infância”, mediadas pelo psicólogo da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE Jaime Lima e ministradas pela professora de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Catarina Gonçalves; pela professora de Psicologia da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Pompéia Villachan; e pela professora de Enfermagem da UFPE, Gabriela Sette. 

Durante o evento, também foi realizada a entrega de certificados às empresas que contribuem para o programa de apadrinhamento financeiro da capital, Estrela Guia. Foram agraciados: Pernambuco dá Sorte; a Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), a Associação Pró-Adoção e Convivência Familiar Gead Recife; e a OPIMED Aparelhos Auditivos. Após a entrega, signatários do Pacto realizaram uma apresentação sobre suas experiências institucionais.

Representaram as instituições agraciadas a assessora da Diretoria do Pernambuco dá Sorte, Daniella Câmara; a presidente da AAJUPE, Sandra Paes Barreto; o presidente do Gead Recife, Valdemir Rodrigues; e a coordenadora fonoaudiológica do Nordeste da OPIMED Aparelhos Auditivos, Bruna d’Arce. 

Ao final, houve o convite para o lançamento do livro “Vovó é fera, Vovô só fala m#$@! Foi Louco, Mas é Verdade!!!”, de autoria do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, presidente do TJPE no biênio 2022/2024. Além da divulgação dos livros “Cadernos de Modelos Judiciais da Infância e Juventude” e “Atos normativos da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, ambos elaborados pela Infância e Juventude (CIJ). 

Mesa de honra do II Encontro Intersetorial dos Signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Pernambuco.
A mesa de honra foi composta pelo coordenador da Infância e Juventude do TJPE, juiz Élio Braz; pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joana Figueirêdo; pela secretária da Criança e Juventude do Estado, Yanne Teles; pelo auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Diego Maciel; pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública de Pernambuco, defensora pública Caroline Izidoro; pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco, promotora de Justiça Aline Arroxelas; e pela secretária-executiva da Primeira Infância da Prefeitura do Recife, Luciana Lima. 

Matéria relacionada: TJPE lança Plano de Ação Estadual da Política Judiciária para a Primeira Infância 2024 – 2030

Saiba mais sobre a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE

 

----------------------------------

Texto: Rute Arruda - Victória Brito | Ascom TJPE 

Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE