Ações Sociais

TJPE forma 25 brigadistas para atuar no Palácio da Justiça

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)formou, neste mês de julho, um grupo de 25 brigadistas no curso oferecido pela Assistência Policial Militar e Civil (APMC) do TJPE. A formação prepara servidores(as) voluntários(as) para situações emergenciais, desde identificação de princípio de incêndio e abandono de área a primeiros socorros, dentro de uma edificação.

O curso contou com 20 horas totais, composto poraulas teóricas e práticas sobre a teoria do fogo, formas de propagação, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, plano de abandono da edificação e condutas básicas de primeiros socorros.

A preparação de um grupo de profissionais qualificados e à disposição para agir em situações de perigo é uma estratégia para garantir o sentimento de segurança em todas as Unidades Judiciais, assim como foi explicado pelo tenente-coronel Eduardo Rodrigues. “A maior atuação da brigada de emergência é na prevenção de acidentes e sinistros, além de ser a responsável em iniciar a resposta a uma emergência, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso, seja no princípio de incêndio, no início do atendimento a uma emergência e na orientação do público sobre o abandono do local em caso de incêndio”, esclarece.

Além dos cursos, a Divisão de Prevenção a Incêndio e Resgate da APMC também realizou uma ação de apresentação da planta de emergência do Palácio nos gabinetes e salas administrativas do Palácio da Justiça, instruindo os servidores sobre a importância das condutas preventivas contra incêndio, o uso devido de extintores e procedimentos de abandono da edificação em caso de emergência.

Para assegurar a segurança das Unidades Judiciárias e o bom funcionamento do sistema de prevenção de acidentes, o TJPE também adquiriu 10kits de primeiros socorros, que contam compranchas de imobilização, talas, colar cervical, luvas de procedimento e máscaras de reanimação cardiopulmonar, para serem distribuídos nas Unidades da Região Metropolitana do Recife e no interior do estado.

................................................................
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Foto: Divulgação