Notícias

TJPE premia estagiários por práticas inovadoras

Na sexta-feira (18/11), duas iniciativas desenvolvidas por estagiários do Tribunal de Justiça de Pernambuco foram contempladas com a Premiação Anual: O Futuro do TJPE - Práticas Inovadoras no Estágio. Realizada em sua segunda edição, o objetivo é valorizar o trabalho desenvolvido pelos integrantes do Programa de Estágio do TJPE através da divulgação e premiação de práticas inovadoras implantadas na instituição. A solenidade foi realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
 
Confira as fotos do evento.
 
Na categoria Área Meio, o trabalho vencedor foi “Para além das planilhas: a inserção do Trello enquanto um facilitador na comunicação, colaboração e na gerência dos projetos de Arquitetura e Engenharia do TJPE”, desenvolvido pelos estudantes Ana Katariny Santana da Silva e Carine Ferreira da Silva, sob a supervisão de Adriana de Santana Albuquerque; e Dimas Alberto de Assis dos Santos Filho, supervisionado por Renata Mattos Mesquita. A proposta dos estagiários foi implantar a ferramenta Trello na Diretoria de Arquitetura e Engenharia (DEA), no intuito de dinamizar o acompanhamento dos projetos da unidade. 
 
“Antes, apenas a gerente acompanhava os projetos por meio de uma planilha de Excel. Agora, a equipe inteira participa de forma colaborativa e online, inclusive nos projetos em que atuam conjuntamente”, explicou Dimas. “A gente acompanha não só as demandas de projetos, mas também inserimos outras atividades de interesse de todo mundo, que podem ser acessadas inclusive pelo celular”, acrescentou Carine. Ana Katariny explicou que todas as pessoas da equipe conseguiram aprender a utilizar a ferramenta. “O aplicativo é bem intuitivo, então mesmo quem não tinha muita facilidade em usar hoje consegue acompanhar o andamento das demandas”, concluiu. 
 
A iniciativa vencedora na categoria Área Fim foi “Descomplicando o Juridiquês”, desenvolvida pelos estagiários Júlio Cabral da Silva Filho, da 13ª Vara Criminal da Capital, tendo como supervisora Claudiana Cláudia Gomes; e Letícia Peixoto Vasconcelos Garbuglio, do gabinete do desembargador Ruy Trezena Patú Júnior, sendo supervisionada por Carlos André Ribeiro Martorano. O intuito do projeto é facilitar a compreensão da linguagem jurídica pela sociedade, a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes em suas respectivas Unidades. Para isso, os estudantes desenvolveram um dicionário jurídico prático de A a Z, com os principais termos jurídicos utilizados.
 
“Nós percebemos uma dificuldade dos jurisdicionados em compreender os termos técnicos que são comuns na nossa área, mas para eles não fazem parte do dia a dia. Então pensamos em descomplicar esse ‘juridiquês’, trazendo para a linguagem popular, de forma que qualquer pessoa pudesse entender as palavras. Isso representa não só o acesso ao Judiciário, mas também o acesso à Justiça ”, afirmou Júlio. “Conseguimos perceber que nem sempre o conceito de inovação está atrelado necessariamente à tecnologia. Foi possível desenvolver o nosso processo criativo e concatenar os nossos pensamentos a partir de ideias simples que aplicamos no cotidiano”, relatou Letícia.
 
Para a gerente de Estágio do TJPE, Consuelo Assis, os resultados comprovam que tanto os estudantes quanto a instituição são beneficiados. “Nós, da gerência de Estágio, estamos felizes pela sinergia da tarde, formatada com e para os(as) estagiários(as) deste Tribunal, satisfeitos(as) com a culminância da 2ª edição do edital de premiação, pois essa dobradinha ‘Protagonismo do Estagiário no TJPE e Ecossistema de Inovação dentro da Jornada de Estágio’ rende bons frutos, com destaque ao valor que é agregado ao serviço prestado pela Administração”, comemorou.
 
Durante a tarde foram realizadas diversas atividades de interação entre os estudantes e integrantes do TJPE. O diretor geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello; o secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena; a diretora de Gestão Funcional, Solange Cunha; e o diretor Adjunto de Gestão Funcional, Márcio Pessoa compareceram ao evento para dar as boas-vindas e cumprimentar os participantes. Na ocasião, os estudantes também puderam conferir a palestra “Formei! E agora? Como identificar as melhores oportunidades de trabalho e projetar a sua carreira”, de autoria do servidor Eliseu Magno.
 
Nesta segunda-feira (21/11), os nomes dos(as) autores(as) das práticas inovadoras foram divulgados no Diário de Justiça eletrônico (DJe). Os(as) vencedores(as) receberam um tablet e um Certificado de Menção Honrosa. 
 
.....................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções