Composição

CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA

 

Foto do Desembargador Francisco Bandeira de MelloFRANCISCO JOSÉ DOS ANJOS BANDEIRA DE MELLO

  • Nascido em 1965, na cidade do Recife, o Desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1988.

    Antes de formado, ocupou cargos de assessoramento no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa.

    Já graduado, foi Diretor de Apoio Técnico da Fundação de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife e Secretário Executivo da Governadoria (no Governo do Estado).

    Posteriormente, atuou, em sequência, como Procurador do Tribunal de Contas do Estado (Ministério Público Especial) e como Procurador do Estado, aprovado em 3º e em 4º lugar nos respectivos Concursos.

    Na Procuradoria Geral do Estado, atuou durante 13 anos, período em que teve exercício na Procuradoria de Apoio Jurídico ao Governador e na Procuradoria da Fazenda, além de chefiar a Coordenadoria de Projetos Especiais, o Centro de Estudos Jurídicos e a Procuradoria do Contencioso Cível.

    Nesse mesmo período, também exerceu advocacia particular, especialmente consultoria na área cível.

    Ingressou no TJPE em 2 de agosto de 2006, pelo quinto constitucional da advocacia, sendo titularizado na antiga 8ª Câmara Cível (atual 2ª Câmara de Direito Público).

    Presidiu a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno do TJPE em dois mandatos (2008 a 2012) e bem assim a Comissão Organizadora do Concurso para Juiz Estadual (2009/2012).

    Integra, como membro titular, a 2ª Câmara de Direito Público e a Sessão de Direito Público.

    Exerceu a função de diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) no biênio 2022/2024, e assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça em fevereiro de 2024. Nessa condição, compõe o Conselho da Magistratura.

  • E-mail: francisco.bmello@tjpe.jus.br

     

  • JUÍZES(AS) CORREGEDORES(AS)

    LUIZ CARLOS VIEIRA DE FIGUEIREDO
    Juiz assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça

    HÉLIA VIEGAS SILVA
    Juíza assessora especial da Corregedoria Geral da Justiça

    CARLOS DAMIÃO PESSOA COSTA LESSA
    Juiz corregedor auxiliar para o Serviço Extrajudicial

    ANDRÉ CARNEIRO DE ALBUQUERQUE SANTANA
    Juiz corregedor auxiliar da 1ª Entrância

    JANDUHY FINIZOLA DA CUNHA FILHO
    Juiz corregedor auxiliar da 2ª Entrância

    ROBERTA VIANA JARDIM
    Juíza corregedora auxiliar da 3ª Entrância

    FERNANDA PESSOA CHUAHY DE PAULA
    Juíza corregedora para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais

Notícias

Novos(as) desembargadores(as) do TJPE tomam posse

Tomaram posse, na tarde da terça-feira (5/11), duas novas desembargadoras e quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça, no Recife, onde foram oficializados o ingresso na Corte de Justiça das magistradas Andréa Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti e dos magistrados Élio Braz Mendes, Airton Mozart Valadares Vieira Pires, Virgínio Carneiro Leão e Marcelo Russell Wanderley. A ocasião representa um marco para o TJPE, em virtude da eleição de duas mulheres a partir de listas exclusivamente femininas.

Veja fotos do evento.

O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, participou da solenidade. Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou a preocupação com a paridade de gênero na instituição e a necessidade de ampliação do quadro.

“Pela primeira vez na história estamos empossando duas desembargadoras, duas mulheres escolhidas pelo critério de merecimento, em lista exclusivamente feminina. Isso é parte de diversas ações que estamos fazendo no sentido de empoderar, de melhorar o trato para com a mulher, não só no Tribunal de Justiça, mas também no Estado de Pernambuco. Quero também registrar que, após mais de dez anos, o Tribunal de Justiça, com um volume absurdo de processos, amplia os seus quadros em mais seis desembargadoras e desembargadores, de modo a desafogar um pouco o volume de processos que nós temos”. 

https://portal.tjpe.jus.br/documents/d/portal/desembargadoras-no-pleno-jpgAs desembargadoras empossadas Andréa Brito, Ângela Cavalcanti, junto as desembargadoras Daisy Andrade e Valéria Wanderley

A posse formal consiste na leitura do juramento por cada integrante, leitura do Termo de Posse, realizada de forma coletiva, e assinatura do Livro Oficial.  A solenidade foi prestigiada por magistradas e magistrados, familiares, amigas e amigos das empossadas e empossados e público em geral. Você pode assistir à cerimônia completa AQUI.

Em cada discurso, as(os) novas(os) componentes fizeram um breve resumo de suas carreiras e prestaram agradecimentos aos familiares e amigos, e às pessoas nas quais se inspiraram durante suas trajetórias de vida e profissional.

Por fim, o presidente Ricardo Paes Barreto fez um relato acerca dos esforços empreendidos pela sua gestão no sentido de dar mais eficiência aos serviços ofertados pela Justiça à população. 

Estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello; o procurador Geral de Justiça, Marcos Cavalho; representando a governadora Raquel Lyra, compareceu a procuradora Geral de Pernambuco, Bianca Teixeira; representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Débora Almeida. Também compareceram o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdeci Pasqual; o secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito João Campos; o defensor público Geral do Estado, Henrique Seixas; e o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Leonardo Asfora.

.............................................................................
Texto: Amanda Machado e Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda