Navegação do site
CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA
FRANCISCO JOSÉ DOS ANJOS BANDEIRA DE MELLO
Tomaram posse, na tarde da terça-feira (5/11), duas novas desembargadoras e quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça, no Recife, onde foram oficializados o ingresso na Corte de Justiça das magistradas Andréa Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti e dos magistrados Élio Braz Mendes, Airton Mozart Valadares Vieira Pires, Virgínio Carneiro Leão e Marcelo Russell Wanderley. A ocasião representa um marco para o TJPE, em virtude da eleição de duas mulheres a partir de listas exclusivamente femininas.
Veja fotos do evento.
O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, participou da solenidade. Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou a preocupação com a paridade de gênero na instituição e a necessidade de ampliação do quadro.
“Pela primeira vez na história estamos empossando duas desembargadoras, duas mulheres escolhidas pelo critério de merecimento, em lista exclusivamente feminina. Isso é parte de diversas ações que estamos fazendo no sentido de empoderar, de melhorar o trato para com a mulher, não só no Tribunal de Justiça, mas também no Estado de Pernambuco. Quero também registrar que, após mais de dez anos, o Tribunal de Justiça, com um volume absurdo de processos, amplia os seus quadros em mais seis desembargadoras e desembargadores, de modo a desafogar um pouco o volume de processos que nós temos”.
As desembargadoras empossadas Andréa Brito, Ângela Cavalcanti, junto as desembargadoras Daisy Andrade e Valéria Wanderley
A posse formal consiste na leitura do juramento por cada integrante, leitura do Termo de Posse, realizada de forma coletiva, e assinatura do Livro Oficial. A solenidade foi prestigiada por magistradas e magistrados, familiares, amigas e amigos das empossadas e empossados e público em geral. Você pode assistir à cerimônia completa AQUI.
Em cada discurso, as(os) novas(os) componentes fizeram um breve resumo de suas carreiras e prestaram agradecimentos aos familiares e amigos, e às pessoas nas quais se inspiraram durante suas trajetórias de vida e profissional.
Por fim, o presidente Ricardo Paes Barreto fez um relato acerca dos esforços empreendidos pela sua gestão no sentido de dar mais eficiência aos serviços ofertados pela Justiça à população.
Estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello; o procurador Geral de Justiça, Marcos Cavalho; representando a governadora Raquel Lyra, compareceu a procuradora Geral de Pernambuco, Bianca Teixeira; representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Débora Almeida. Também compareceram o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdeci Pasqual; o secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito João Campos; o defensor público Geral do Estado, Henrique Seixas; e o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Leonardo Asfora.
.............................................................................
Texto: Amanda Machado e Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda