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Uso de tecnologia na Diretoria Estadual dos Juizados Especiais agiliza andamento de processos

Imagem ilustrativa do símbolo da justiça no uso da tecnologia.

A Diretoria Estadual dos Juizados Especiais – DIREJESP, responsável pela prática de atos cartorários envolvendo processos em trâmite nos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo, Fazendários, Cíveis e das Relações de Consumo e Criminais, Criminais e Colégios Recursais de Pernambuco, recebeu um reforço de peso. Dois robôs foram criados, com o apoio da Corregedoria Auxiliar dos Juizados Especiais e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, para otimizar o andamento de atividades nas unidades judiciárias. 

Através do Programa de Automação do Núcleo de Documentação (PANDA), o recebimento e a juntada dos Avisos de Recebimentos (ARs) – serviço oferecido pelos Correios para notificar as partes envolvidas nos processos judiciais – se tornou mais ágil. Semanalmente, o Núcleo de Movimentação e Documentos Físicos (NDF) recebe, em média, 3 mil ARs. A automação está promovendo a agilização e a eficiência das atividades do setor. Juntos, os dois robôs atingiram em 6h a meta de uma semana e meia de trabalho do NDF. 

Robôs utilizados na automação de processos na Diretoria dos Juizados Especiais. Segundo o diretor executivo da Diretoria Estadual dos Juizados Especiais, Hermano Diógenes, um dos robôs é o responsável por realizar o download das imagens dos Avisos de Recebimentos no sistema ViPP. "Quando as cartas são enviadas para as partes, elas vão com um Aviso de Recebimento. Além das imagens, o robô identifica o Juizado, número do processo, do expediente, além do status do cumprimento do AR nos Correios e a data de entrega", explicou o servidor. Já o segundo robô promove a juntada dos ARs no Processo Judicial Eletrônico (PJe), necessária para que se inicie a contagem dos prazos processuais. 

"Antes, todo o processo era manual. Os robôs conseguem executar, em um dia, o trabalho realizado em uma semana e meia pelos servidores e pelas servidoras. Nosso objetivo é fazer com que essa juntada dos Avisos de Recebimento seja o mais célere possível, reduzindo o tempo médio de tramitação do processo. Com a automação, os servidores e servidoras poderão se dedicar a outras atividades de movimentação, agilizando, ainda mais, o andamento das ações", ressaltou o servidor. Até esta segunda-feira (1°/07) o setor, que conta com dez servidores(as) e apoio de quatro terceirizados(as), havia expedido mais de 25 mil comunicações com ARs e recebido cerca de 18 mil avisos de recebimento para juntada.

 

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Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Imagem: Freepik