Notícias

Tem início 2ª Semana de Autoinspeção do Judiciário

Imagem com seis ícones esféricos representando um grupo de pessoas, documento, atendimento em balcão, documento analisado com lupa, a corte judiciária e documento carimbado.A 2ª Semana de Autoinspeção de 2024 começou esta semana (21/10). O Ato Conjunto Nº 40, que disciplina a ação, foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJe). A atividade, que se estende até esta sexta-feira (25/10), envolve as unidades judiciárias de 1º grau e os Juizados Especiais. Essa iniciativa está prevista no Calendário Estratégico do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e visa promover a eficiência nos serviços judiciais. Os Atos Preparatórios para a Semana tiveram início no dia 07 de outubro e instituíram a promoção de práticas de saneamento já consolidadas nas autoinspeções anteriores.

Assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Bandeira de Mello, o ato conjunto ressalta a necessidade de reduzir a Taxa de Congestionamento Líquida (TCL). Durante essa semana, as unidades deverão se concentrar em ações de baixa, arquivamento e suspensão de processos, especialmente aqueles que estão sentenciados há mais de 30 dias e em tramitação há mais de 900 dias. O objetivo é garantir o impulsionamento de 100% desses processos, contribuindo para uma Justiça mais ágil e eficaz.

A Central de Autoinspeção 2024, criada para oferecer suporte e orientações durante o processo, contará com a colaboração de equipes da Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-PE) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Essa central atuará sob a coordenação dos juízes(as) da Governança de Dados e será supervisionada por juízes(as) assessores(as) da Presidência e da CGJ, além de juízes(as) corregedores(as) auxiliares.

........................................................

Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE
Imagem: Ascom TJPE