Notícias

Corregedor prestigia posse da mesa diretora do Fonamec

Salão do pleno, visto de cima, na solenidade de posse do Fonamec

O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, prestigiou a cerimônia de posse da atual mesa diretora do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), na última quinta-feira (12/12). A solenidade ocorreu no Salão do Pleno do Palácio da Justiça, no bairro do Recife. O presidente empossado é o coordenador do Núcleo Permanente de Método Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Erik Simões.

O juiz Juliano Veiga, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), respondem, respectivamente, pela primeira e segunda vice-presidência do Fonamec. Os novos integrantes da mesa diretora assinaram formalmente o termo de posse da nova mesa diretora, como prova do compromisso de fielmente exercer os cargos e suas atribuições previstas.

O magistrado Erik Simões fez um panorama dos desafios e evoluções encontrados no caminho da Justiça, agradeceu a colaboração de todos e todas que contribuíram e ainda estão presentes em sua jornada e desejou sabedoria para sua nova atribuição. “Peço a Deus saúde, disposição e coragem para continuarmos fazendo a diferença na vida das pessoas, principalmente dos mais carentes, sofridos e necessitados, para que continuemos a fazer o bem indistintamente, na certeza de que a vida pode ser melhor, mais feliz, mais justa, com menos desigualdade e desentendimento, nutrindo sempre a cultura da paz na busca eterna pela pacificação social”, finalizou.

Nova mesa diretora do Fonamec com o presidente do TJPE

A programação do evento ainda contou com apresentação cultural da Orquestra Criança Cidadã, com o hino brasileiro, o de Pernambuco e algumas músicas regionais, e de declamação do repentista Toinho Mendes falando sobre a história pernambucana e da trajetória do desembargador Erik Simões.

O Fonamec é composto pelos(as) coordenadores(as) dos Nupemecs dos Estados e do Distrito Federal e pelos(as) magistrados(as) dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). A finalidade do Fórum, criado em 12 de dezembro de 2014, é a promoção de discussões e  boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus(suas) integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

Estiveram presentes na solenidade: os desembargadores da Corte do TJPE; Ala dos representantes de cada Estado do Brasil; a procuradora-geral de Pernambuco, Bianca Teixeira, representando a governadora do Estado, Raquel Lyra; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito do município, João Campos; o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins; o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), Leonardo Asfora; assim como representantes de instituições militares e sindicais.

___________________________________________

Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE
Fotos: Ali Oliveira | Inova Propaganda