Notícias

Corregedor participa da abertura do I FOPEVID

Quatro mulheres e cinco homens trajados formalmente, sentados atrás de uma mesa longa com uma grande tela retroprojetora às costa.sO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, marcou presença na 1ª edição do Fórum Pernambucano de Juízas e Juízes de Varas de Enfretamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FOPEVID), que ocorreu na segunda-feira (23/09). O evento tem como tema central "Desafios na implementação dos Direitos Humanos das mulheres", realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Coordenadoria da Mulher e a Escola Judicial do Estado (ESMAPE), que sedia o local das atividades.

O discurso de abertura foi feito pela coordenadora da Coordenadoria da Mulher, desembargadora Daisy Andrade, que organizou o evento e destacou a relevância da iniciativa. "A violência contra a mulher é um dos temas mais desafiadores para o sistema de Justiça. Através da Coordenadoria da Mulher, desenvolvemos inúmeras ações e projetos na perspectiva da prevenção dessa violência, assumindo um papel de braço gestor para pensar em políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar no âmbito do Poder Judiciário", enfatizou a desembargadora.

O FOPEVID segue até esta terça-feira (24/09), com uma programação diversificada com palestras, debates, painéis e oficinas, proporcionando um ambiente para discussões sobre os desafios enfrentados e as melhores práticas, com espaço de diálogo e troca de experiências. Entre os temas dos painéis estão: Grupos reflexivos de homens autores de violência como estratégia de proteção aos direitos humanos das mulheres; Neurociência e IA generativa no Judiciário; Estratégias e desafios para a garantia do acesso à Justiça por mulheres em situação de vulnerabilidade; e Medidas protetivas de urgência. As oficinas se dividem em três vertentes para Grupo de Trabalho para elaboração de enunciados e recomendações: Medidas Protetivas e Cível; Criminal e Processual; e Multidisciplinar.

À mesa de honra, estiveram presentes, além do corregedor e da coordenadora da Mulher, o vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos; o diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo; o coordenador criminal e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Mauro Alencar; o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), Leonardo Asfora; a representante da Defensoria Pública, Mayara Pereira Cordeiro; a representante do Ministério Público, Lizandra Lira de Carvalho; a Secretária estadual da Mulher, representando a governadora Raquel Lyra, Juliana Gouveia; e a advogada Gisele Martorelli.

...............................................................................................

Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE