Navegação do site
Foram dois dias de homenagens para celebrar os 10 anos de instalação da Câmara Regional de Caruaru, unidade do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que permitiu a descentralização do Judiciário pernambucano.
A Câmara foi instituída em 5 de dezembro de 2014, na gestão do então presidente Frederico Neves. Nesta década de atuação, cerca de 120 mil processos foram distribuídos e aproximadamente 111 mil julgados. A Câmara é a única do Brasil fora da capital.
Para comemorar o sucesso da iniciativa de 10 anos atrás, o presidente Ricardo Paes Barreto comandou diversos eventos nas últimas quinta e sexta-feira.
Todas as solenidades, organizadas pelo atual coordenador da Câmara, o desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, foram muito prestigiadas. Estiveram presentes dezenas de magistrados, bem como servidores, advogados, promotores, defensores públicos, empresários e autoridades políticas.
Na quinta-feira, por exemplo, após comandar a sessão do Conselho da Magistratura direto da Câmara e com a presença de todos os membros do órgão, o presidente inaugurou a 6ª Vara Cível de Caruaru, antiga demanda de uma cidade que registra um crescimento econômico firme e sustentável. Membros da Ordem dos Advogados do Brasil e empresários destacaram a importância da implantação da unidade judiciária.
Antes da instalação da 6ª Vara Cível, porém, houve uma homenagem a 16 servidores da Câmara e a celebração de um convênio com a universidade Asces-Unita para permitir que estudantes de Direito tenham acesso aos gabinetes dos desembargadores com o propósito de aprender. O TJ de Pernambuco é o único do Brasil que passa a ter um fórum universitário no segundo grau de jurisdição.
Ainda na quinta-feira, o presidente Ricardo Paes Barreto foi presenteado pela artesã Nicinha Otília com uma bela peça chamada Abraçadeira. Fã da artista, ele ficou visivelmente emocionado.
Emoção maior, porém, viria à noite, quando o presidente, que é natural do Recife, recebeu o título de cidadão de Caruaru. A Câmara de Vereadores ficou lotada para homenagear Ricardo Paes Barreto. Além de seus familiares e amigos, estiveram presentes desembargadores, juízes, promotores, advogados, defensores públicos, empresários e autoridades públicas, como o prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lambreta, e o vereador Anderson Correia, autor da proposta de homenagem. A governadora Raquel Lyra, que cumpria agenda fora do Estado, enviou um vídeo em homenagem a Ricardo Paes Barreto. “Parabéns a todos os vereadores da Casa pela decisão de conceder o título a um cidadão honrado de Pernambuco, que tem feito seu trabalho para garantir mais justiça para o nosso Estado, no fortalecimento do Poder Judiciário. Dr. Ricardo, o senhor sabe que conta comigo e tem meu respeito, meu carinho e admiração. Parabéns a todos vocês”, disse a governadora. Seu pai, João Lyra Neto, ex-governador e ex-prefeito de Caruaru, estava presente na solenidade.
Ao receber o diploma, o presidente do TJPE mostrou seu carinho e admiração pelo “país de Caruaru”. Fez questão de enaltecer a história, a cultura e a economia da capital do Agreste. “A cidade de Caruaru é, hoje, uma verdadeira capital e não deixa a desejar, pois tem uma qualidade de vida como poucas nesse país. Meu compromisso é com a energia, a paz e a pujança de Caruaru", disse, sendo aplaudido de pé. Além do título de cidadão caruaruense, o desembargador recebeu a Medalha de Honra ao Mérito "Desembargador Amaro de Lira e César".
Na sexta-feira pela manhã, o auditório do Fórum Juiz Demóstenes Veras ficou lotado para mais um dia de homenagem à Câmara Regional. O presidente Ricardo Paes Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, a vice-governadora Priscila Krause, o procurador-geral de Justiça Marcos Carvalho, o ex-governador João Lyra, o desembargador Paulo Augusto e o desembargador Frederico Neves compuseram a mesa. Durante o evento, que começou com uma bela apresentação de uma pequena orquestra de sanfonas, a Câmara Regional de Caruaru foi batizada oficialmente com o nome do desembargador e ex-presidente do TJPE, Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho, pai do atual chefe do Judiciário estadual. O momento em que seu retrato, feito no passado pelo fotógrafo Assis Lima, foi apresentado aos presentes provocou bastante emoção, sobretudo nos familiares e amigos. Durante a solenidade, várias personalidades foram homenageadas com um troféu que celebra os 10 anos da Câmara. Ainda durante a celebração, os presentes receberam uma edição especial de uma revista sobre os julgados na Câmara. A diagramação foi realizada pela Assessoria de Comunicação do Tribunal e a publicação, pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), cujo diretor, Evandro Magalhães Melo, esteve presente.
No final dos dois dias de eventos, todos ficaram muito satisfeitos em celebrar uma unidade do TJPE que estimulou a descentralização da justiça e passou a atender mais diretamente cerca de 3 milhões de pernambucanos que moram no Agreste e Sertão de Pernambuco.
.........................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom