Navegação do site
O Poder Judiciário brasileiro manteve elevado desempenho em 2024, julgando 40.857.777 de processos até o dia 30 de novembro, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse número supera a quantidade de novos casos registrados no mesmo período, que chegou a 35.600.225. Acesse aqui.
O saldo positivo reflete o esforço dos tribunais de todos os ramos para enfrentar a crescente demanda por decisões judiciais.
Justiça Estadual - Entre os ramos, a Justiça Estadual lidera em volume de julgamentos, com 27 milhões. A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também apresentaram números expressivos, com esforços voltados ao aumento da produtividade e à redução de pendências.
Os Tribunais Superiores, embora representem uma parcela menor do total de julgamentos, desempenham um papel fundamental na uniformização de entendimentos jurídicos e na resolução de demandas de grande relevância nacional.
Os 40 milhões de casos julgados em 2024 demonstram o compromisso do Judiciário com a celeridade e a eficiência. A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) avalia esses números como reflexo das iniciativas de gestão implementadas em diferentes tribunais.
A alta produtividade também é resultado do investimento em tecnologia, como o uso de ferramentas digitais para gestão de processos, além da capacitação de magistrados(as) e servidores(as). No âmbito estadual, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Esmape, vem promovendo diversas ações para o aprimoramento e a eficiência da Justiça, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma solução de Inteligência Artificial para julgamento de processos superantigos no Judiciário estadual. Confira aqui.
Confira mais notícias:
Instituto Ideias Esmape/TJPE se destaca em evento do Conselho Nacional de Justiça
Esmape vence prêmio nacional de inovação tecnológica com Projeto Bastião
-----------------------------------------
Texto: Rute Arruda | Esmape
Imagem: Freepik