Notícias

Instituto Ideias Esmape/TJPE se destaca em evento do Conselho Nacional de Justiça

Representantes do TJPE em evento do CNJ.
 

O Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça do Estado (Ideias TJPE), ligado à Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi o responsável pelo conceito, montagem e desenvolvimento do Arquipélago da Inovação, evento realizado nesta segunda-feira (3/12) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A programação antecedeu o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. 

O Poder Judiciário estadual foi representado pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello; pelo assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima; e pelo coordenador do Ideias, juiz Faustino Macêdo. 

Durante o evento, cerca de 150 especialistas das áreas de tecnologia da informação dos tribunais brasileiros reuniram-se para debater a construção de um projeto de futuro digital para o Judiciário brasileiro. 

O TJPE foi um dos seis tribunais brasileiros com estande fixo no lounge do Justiça 4.0 que foi montado no local. Fruto de uma parceria entre o CNJ e o Pnud, o Justiça 4.0 é um programa que desenvolve e aprimora soluções tecnológicas para tornar os serviços da Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis.  

No estande do TJPE foi apresentado o Projeto Bastião, uma plataforma criada para identificar e reduzir demandas predatórias e repetitivas e que utiliza inteligência artificial (IA) para analisar petições iniciais e documentos anexados, detectando padrões usados de forma predatória em novos processos. 

O estande do TJPE foi visitado por autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.

 

--------------------------------------------------

Texto: Ascom TJPE e Ascom Esmape 

Foto: Divulgação