Ultimas Notícias

TJPE empossa novo desembargador da Corte de Justiça estadual nesta terça-feira (14/2)

O novo desembargador Alexandre Pimentel em discurso

O novo desembargador do TJPE, Alexandre Pimentel, durante solenidade em posse formal 

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (14/2), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu posse formal ao novo desembargador da Corte de Justiça, o juiz de direito Alexandre Freire Pimentel. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do Poder Judiciário estadual, em Recife. Presentes na ocasião, os membros da mesa diretora do TJPE, autoridades do Poder Judiciário, de instituições parceiras, além de familiares e amigos do novo desembargador.

A sessão solene de posse formal teve início com a leitura do Juramento Regimental, que foi feita pelo novo desembargador do TJPE Alexandre Freire Pimentel. Em seguida, o secretário judiciário do TJPE, Carlos Gonçalves, fez a leitura do Termo de Posse, ressaltando em sua posse que o mais novo desembargador do TJPE foi eleito pelo critério de merecimento, em razão da aposentadoria do desembargador Eurico de Barros Correia Filho, em sessão realizada nesta segunda-feira (13/2), no auditório da Escola Judicial (Esmape). Logo após a leitura efetuada pelo secretário judiciário  do Tribunal, o termo de posse foi assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; e também pelo magistrado recém-empossado.

Em seu discurso, o novo desembargador do TJPE, Alexandre Pimentel - que chegou à solenidade de posse formal acompanhado de sua esposa Ana Maria Menezes de Carvalho Pimentel e dos filhos Heitor, Miguel e Paula Menezes de Carvalho Freire Pimentel -, fez um breve histórico de sua carreira jurídica, lembrando desde o período em que cursou direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), citando a sua atuação como promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), até a chegada na magistratura pernambucana como juiz de direito. Ele também agradeceu aos presentes, reafirmando o seu compromisso constitucional. "É um momento especial e de muita alegria. Eu nunca pensei em vir a ser desembargador deste Tribunal bicentenário, por onde já passaram e passam tantos juristas de grandes nomes e de imensa importância para o Estado. Eu chego aqui com muita felicidade e reafirmo o meu compromisso de defender a Constituição e o direito dos mais fracos, incluindo o direito das minorias. Neste momento, eu gostaria de marcar a minha chegada como desembargador citando quatro palavras - Cuidado, Gratidão, Humildade e Tolerância", pontuou o desembargador. 

O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, em discurso de saudação ao novo membro da Corte

O presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, expressou a imensa alegria não apenas da mesa diretora, mas de todo o TJPE em receber o magistrado como novo desembargador da Corte de Justiça pernambucana. "O Tribunal de Justiça de Pernambuco se engrandece e se sente honrado com a entrada em seu quadro do desembargador Alexandre Freire Pimentel, que já honra a magistratura de Pernambuco há muitos anos, assim como honrou o Ministério Público e todos os lugares e espaços por onde passou com o seu profissionalismo exemplar, a sua competência e dedicação, atributos de alguém que é realmente defensor das causas do interesse público. Ver pessoas de tantos segmentos e instituições diferentes aqui nesta solenidade é a prova cabal de que este magistrado soube plantar boas sementes por onde ele passou. O Tribunal e a sociedade pernambucana estão de parabéns. Com a chegada do desembargador Alexandre Pimentel, ganham o Poder Judiciário e a sociedade por receber um membro de qualidade, leal, trabalhador, inteligente, e que fortalece a imagem da instituição como exemplo de cidadão e de magistrado", afirmou o presidente do TJPE. 

Currículo - Bacharel em Direito pela Unicap, o desembargador Alexandre Freire Pimentel entrou na magistratura em 1992 no cargo de juiz, passando pelas comarcas de Belém do São Francisco, Rio Formoso, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. Anteriormente foi promotor de Justiça. Ao longo da carreira, o magistrado Alexandre Pimentel atuou como desembargador eleitoral de Pernambuco; e assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça Estadual no biênio 2020/2022. Na Corregedoria, ele presidiu o Comitê Gestor do Fundo Especial do Registro Civil de Pernambuco (Ferc-PE), onde gerenciou a equipe que saneou as contas da unidade, saindo de um déficit de 350 mil reais para um superávit de aproximadamente 17 milhões ao final da gestão. O magistrado vinha atuando, também, como assessor da Presidência do TJPE no atual biênio. 

...........................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE