Ultimas Notícias

Presidente do TJPE prestigia evento de adesão de mais quatro instituições ao Comitê Ecos de Pernambuco

O presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo (à esquerda), e representantes de insiituições que participam do Comitê Ecos

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, participou nesta quarta-feira (20/6) da cerimônia de adesão de mais quatro instituições públicas ao Comitê Ecos de Pernambuco. O evento foi promovido na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), no período das 8h às 17h. O comitê visa implantar programas e ações de responsabilidade social nas instituições. As propostas principais são propor, planejar e acompanhar as ações conjuntas com o objetivo de promover a preservação e recuperação do meio ambiente.

Os órgãos que aderiram ao comitê foram: Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Superintendência de Administração em Pernambuco/Advocacia Geral da União (SAD/PE-AGU), Procuradoria da República em Pernambuco/Ministério Público Federal (PR-PE/MPF), e Procuradoria Regional da República da 5ª Região/Ministério Público Federal (PRF5/MPF).

Desembargador Adalberto de Oliveira com servidores do TJPE que integram o Núcleo de Sustentabilidade

Para o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, a assinatura do termo de adesão de mais instituições ao comitê representa um momento relevante em busca da expansão de uma política de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente. “Fico muito feliz com esse engajamento porque são práticas sustentáveis que deveriam ser incorporadas em todo o serviço público, e também ser expandida para todos os cidadãos, em pequenas atitudes tomadas em casa, por exemplo”, destacou.

Em seu pronunciamento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo ressaltou que a assinatura dos termos aditivos reforça o compromisso socioambiental da administração pública, que deve servir de exemplo para toda a sociedade. “São pequenas ações que fazem a diferença como a promoção de feiras orgânicas já realizadas no âmbito do Judiciário. Isso significa que as pessoas estão produzindo também, gerando renda e preservando o meio ambiente. Destaco aqui o apoio importante que temos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sempre nos dando assistência técnica”, afirmou.

Após a assinatura dos termos aditivos, teve início o Seminário Governança Sustentável de Contratações. Dentre os temas debatidos estavam: governança e aquisições no Tribunal de Contas da União; governança e gestão de aquisições no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios; e exercício prático de elaboração de documentos de contratações.

Presentes – Participaram do evento, o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o presidente do TRE/PE, desembagador Luiz Carlos de Barros Figueiredo; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ivan de Souza Valença Alves; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Manoel Erhardt; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marcos Loreto; e o vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Marcelo Brito Carneiro Leão.

Parceiros- Também integram o comitê, o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

.............................................................................................................

Texto: Ivone Veloso   |  Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima  |  Ascom TJPE