Ultimas Notícias

Lançamento da campanha “Gestos pela Igualdade” acontece no Fórum Rodolfo Aureliano

Discutir o papel das instituições públicas foi um dos objetivos do evento de lançamento da “Gestos pela Igualdade – Uma campanha pelos direitos das pessoas LGBTTI”, que aconteceu nesta terça-feira (24/10), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife. O foco é sensibilizar o Poder Judiciário para a importância da atuação dos operadores da Justiça na promoção e garantia dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexos (LGBTTIs).

As peças da “Gestos pela Igualdade” trazem questões referentes a demandas da população LGBTTI, como a luta contra a LGBTfobia, a garantia do nome social e do acesso ao mercado de trabalho. “Destacar a atuação do Judiciário é de grande relevância, pois a igualdade e a justiça são essenciais na promoção de Direitos Humanos. Precisamos nos questionar sobre a sociedade que estamos construindo. Será que a diversidade não é um direito? Assim, é necessária a atuação de profissionais que a entendam como elemento base para a cidadania”, disse a coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo.

A campanha conta com patrocínio da Fundação Ford e apoio da agência de publicidade Martpet e da empresa de TI e Comunicação Paradox Zero, que desenvolveu o site da campanha www.gestospelaigualdade.org. No site, é possível acessar a legislação geral LGBTTI em Pernambuco e conferir os cartazes da campanha, cujo ensaio fotográfico é da fotojornalista Ana Araújo.

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero atua na defesa de direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), oferece serviços para pessoas vivendo com HIV e promove políticas públicas para o fortalecimento da cidadania das pessoas LGBTTI. O Brasil registrou 343 assassinatos de pessoas LGBTTI, em 2016, segundo dados do Grupo Gay da Bahia.
................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Agência Rodrigo Moreira