Ultimas Notícias

Esmape/TJPE e Faculdade de Direito de Lisboa realizam convênio

Juiz Sílvio Romero, desembargador Jones Figueirêdo e professor Fernando Araújo

Juiz Sílvio Romero, desembargador Jones Figueirêdo e professor Fernando Araújo

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa formalizaram convênio de cooperação na área de ensino. O acordo foi assinado, em 21 de janeiro, em Portugal, pelo diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo; pelo diretor do CIDP FDUL, professor Fernando Araújo; e pelo assessor da Presidência do TJPE e coordenador de Estudos Internacionais da Escola, juiz Sílvio Romero. Confira o convênio de cooperação integralmente AQUI.

O convênio, com validade de dois anos, busca promover cursos de pós-graduação “lato sensu”, de aperfeiçoamento, de investigação, de formação, de atualização e iniciativas similares oferecidos pelo Centro de Investigação à Escola Judicial. Outro objetivo é apoiar a constituição de turmas especiais perante a Esmape/TJPE para efeitos de frequência e aproveitamento na parte escolar do Curso de Aperfeiçoamento, Especialização e Mestrado profissionalizante oferecido pela Universidade de Lisboa.

“Este novo termo de cooperação científica mais aproxima a Escola Judicial do nosso Tribunal à tradicional e clássica Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, permitindo uma dinâmica agenda acadêmica de eventos com cursos e seminários, o que fortalecerá a qualificação técnica de magistrados e servidores que se determinam, com vocação e compromisso, ao aprimoramento funcional de suas atividades”, afirmou o diretor-geral da Esmape/TJPE, desembargador Jones Figueirêdo Alves. “Os cursos de mestrados profissionalizantes e acadêmicos também serão pautados na Escola Judicial, à medida do calendário disponível da Faculdade de Direito”, completou o magistrado.

Professor Fernando Araújo, desembargador Waldemir Tavares, professora Paula Freire e juiz Sílvio Romero

Professor Fernando Araújo, desembargador Waldemir Tavares, professora Paula Freire e juiz Sílvio Romero

O acordo mútuo estabelece, dentro do Memorando de Entendimento em Ensino Superior, Ciência e Pesquisa, programa para a aprofundar a cooperação entre as duas instituições. A promoção de estudos e eventos de divulgação cientifica, apoio a mobilidade de professores portugueses e brasileiros e o apoio aos magistrados estudantes dos cursos de graduação “lato sensu”, mestrado e mestrado profissionalizante também estão previstos; bem como fomentar a parceria universitária e apoiar os convênios para a realização de cursos de especialização, mestrado e mestrado profissionalizante.
.......................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia