Últimas Notícias

Vara da Infância de Caruaru promove empregabilidade de jovens em rede de supermercados


O Comitê Gestor de Caruaru é um órgão que congrega entidades públicas e civis

Quatro rapazes e uma jovem, que cumprem medidas socioeducativas – MSE, e se encontram em situação de vulnerabilidade social, estão atuando na rede de supermercados Bonanza, em Caruaru, graças a operacionalização do Projeto Novos Rumos, promovido pela Vara Regional da Infância e Juventude – VRIJ - da 7ª Circunscrição, instalada naquele município. Paralelamente, eles e ela estão recebendo qualificação profissional através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Com faixas de idade de 14 a 18 anos, os adolescentes, escolhidos por meio de seleção, já que foram disponibilizadas seis vagas, trabalham quatro horas, de segunda-feira a sexta-feira, e recebem uma ajuda de custo de R$ 650,00. O nível escolar varia de fundamental a médio. Eles iniciaram as atividades laborais no último dia 04, e a previsão de término delas é no dia 01 de agosto de 2025. 

"O Acordo de Cooperação Técnica foi um importante passo para a inclusão social e para a ressocialização de jovens em situação de vulnerabilidade e em cumprimento de medida socioeducativa no Município de Caruaru, com vistas a fortalecer o aprendizado, a inserção no mercado de trabalho e auxiliando, ainda, a que os adolescentes criem senso de responsabilidade e que possam focar em seus projetos de futuro. Esperamos que o Programa Novos Rumos seja cada vez mais fomentado e permita o engajamento de um maior número de jovens que cumprem MSE e/ou que estejam vivenciando uma situação social vulnerável", declara a juíza da VRIJ de Caruaru, Marina Bandeira Araújo Barbosa Lima.

A lotação atual dos jovens, de acordo com a VRIJ - Caruaru, é na Fundação de Atendimento Socioeducativo - Funase (1); no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS (1); no Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA (2) e em Casa de Acolhimento - reintegrado à família (1).

Os cinco jovens também tem a prerrogativa de participar de oficinas, de atividades recreativas e de utilizar a biblioteca, o campo society, o cinema, e outros serviços oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (SESC). 

A servidora Luciana Lira Cadete, representante titular da VRIJ Caruaru no Comitê Gestor Interinstitucional do Município de Caruaru (CGIMC), considera que “a efetivação do acordo com a empresa Bonanza marca o início de uma nova fase no Projeto Novos Rumos, que pretende transformar a vida dos adolescentes em cumprimento de MSE e/ou situação de vulnerabilidade em Caruaru”.

O CGIMC, além das entidades já citadas, é composto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio - PE), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH), da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA).

.................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia