Últimas Notícias

TJPE participa do Fórum Preventivo Setembro Amarelo da Federação Pernambucana de Futebol

Fórum Preventivo Setembro Amarelo

Na terça-feira (27/9), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participou do Fórum Preventivo Setembro Amarelo, promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O evento teve o objetivo de alertar atletas e representantes de clubes sobre a importância da reflexão a respeito do suicídio e suas formas de prevenção. O encontro aconteceu na sede da FPF, bairro da Boa vista, no Recife, e trouxe o lema “Juntos pela vida, Juntos pelo esporte”.  

O Fórum de debates contou com a presença do psicólogo do TJPE, Pedro Gabriel, que atua no Ambulatório Ângelo Jordão, na Diretoria de Saúde do Poder Judiciário estadual, e também como professor universitário. Em sua fala, o psicólogo abordou o uso das palavras expressas na análise e na poesia de vários autores com o intuito de apego à vida. 

Segundo o psicanalista, “O oposto da vida não é a morte e o oposto da morte não é a vida, como costumeiramente se pensa. A morte é um evento da vida, ela só acomete os vivos. São eventos sucedâneos, que se conectam. A própria vida comporta a perspectiva da morte. O oposto da morte é a palavra, é a poesia, é a literatura. É aquilo que o analisante faz quando fala na sua análise, é aquilo que a gente produz como meio de esperança para suportar mais um dia, por meio da escrita, de um pedido de ajuda ou uma ida ao psiquiatra, por exemplo. Então a ideia é apresentar a palavra como um meio possível de se esclarecer, de se evitar a morte e se lidar com a vida”, refletiu 

Participaram também da roda de debates o médico psiquiatra Adson Cordeiro; a árbitra de futebol da CBF e presidenta do Instituto Social Fut Nordeste, Priscilla Fernandes; e a psicóloga Nayara Cybelle Lima Oliveira, que tem formação em Psicologia do Esporte. Também estiveram presentes as psicólogas Risolene Andrade e Andreza Santos Brito. Os profissionais trouxeram dados sobre o suicídio, a importância do acolhimento e a necessidade de combater o preconceito em torno dos transtornos mentais. A saúde mental dentro do contexto esportivo também foi um aspecto abordado durante o debate.

A Coordenadoria da Mulher do TJPE esteve presente ao evento promovendo as campanhas de alerta contra a violência doméstica, através da distribuição de folders e outros materiais educativos.Nesta quarta-feira (28/9), a equipe estará presente no estádio da Ilha do Retiro para divulgar a campanha “Violência contra a Mulher: todos dizem não!”. A ação acontece durante a partida de futebol entre Sport e Náutico, pelo Campeonato Brasileiro da série B. 

....................................................................
Texto: Micarla Xavier - Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Amanda Machado | Ascom TJPE