Últimas Notícias

TJPE em parceria com a Alepe promove estágio para adolescentes de Casas de Acolhimento


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Infância e Juventude, selecionará 20 adolescentes, devidamente inscritos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, para participar do projeto “Alepe Acolhe”. Desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a iniciativa proporciona estágio no setor administrativo do Legislativo estadual para adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos, de Casas de Acolhimento. O objetivo é promover capacitação para inserção social no mercado de trabalho.

A previsão para o início do estágio é dia 2 de abril, mas antes os jovens passarão por um seminário de acolhimento para se adaptarem ao novo ambiente, no dia 23 de março. A seleção dos adolescentes é feita por sete casas que estão sob responsabilidade do TJPE. Após a indicação dos jovens, que estejam frequentando regularmente a escola, será assinado um termo de adesão de seis meses de estágio podendo ser renovado para um ano. É fornecido uma bolsa no valor de 600 reais mensais para os indicados.

O projeto “Alepe Acolhe” está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em maio de 2019 com o acolhimento de oito adolescentes. A iniciativa se tornou referência ao ganhar o concurso da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, que engloba todas as Assembleias Legislativas do país, na categoria Projeto Social.

O coordenador da Infância e Juventude, desembargador Stênio Neiva, destaca a oportunidade de socialização e profissionalização dos adolescentes nas rotinas e condutas no ambiente de trabalho a partir da participação no projeto. “Temos que destacar principalmente a inclusão social através da capacitação profissional. São projetos como esse que faz Pernambuco atingir as recomendações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, investindo no desenvolvimento do público infanto-juvenil”, afirmou o magistrado.

..............................................................................................
Texto: Aryagne Lopes  |  Ascom TJPE
Imagem: IStock