Últimas Notícias

Rua em frente à Esmape TJPE passa a se chamar Desembargador Otílio Neiva Coelho

Placa com nome de rua em primeiro plano e prédio da Esmape ao fundo

A via pública onde se localiza a sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, no Recife, chama-se agora Rua Desembargador Otílio Neiva Coelho, magistrado que presidiu o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 1976. A homenagem está formalizada na Lei 18.480/2018 de autoria do vereador Rodrigo Coutinho e integra o projeto “A história nas paredes”, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) com o apoio da Prefeitura.

Para o desembargador Stênio Neiva, filho do homenageado e magistrado com seis anos de Corte do TJPE completados em 2018, a iniciativa é um reconhecimento à dedicação do pai ao Judiciário. “Com essa homenagem, a história de Otílio Neiva passa a ter mais um capítulo importantíssimo. Além da dedicação vocacionado trabalho jurídico, com atitude de muito bom humor frente aos desafios da vida, meu pai era também extremante devotado à família e a sua fé inabalável”, lembra Stênio Neiva.

Placa com nome da rua em homenagem ao desembargador Otílio Neiva

Biografia Natural de Picos (PI), Otílio Neiva Coelho nasceu em 12 de outubro de 1927. Formado na Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE), foi promotor em Araripina, cidade localizada no Sertão do Estado entre 1954 e 1956. Nesse último ano, foi nomeado juiz estadual substituto e designado para a comarca de Araripina, no Agreste pernambucano.

Depois de passar por Angelim, Altinho e Catende, em 1966, foi promovido a juiz da Capital. Três anos depois, em 1969, tornou-se desembargador do TJPE, vindo a ser presidente da instituição em 1976. Também presidiu, por dois mandatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) de 1976 a 1979 e de 1992 a 1995. Aposentou-se em 1997, tendo sido integrante da Câmara Criminal durante todo o período de permanência no segundo grau.

Com a esposa Maria Teresa Neiva, teve seis filhos além do desembargador Stênio Neiva: Sandra, Simone, Sílvio, Otílio Júnior, Sávio e Saulo. O magistrado Otílio Neiva faleceu aos 86 anos, em 29 de agosto de 2014.
..................................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Antônio Santos | Ascom TJPE