Últimas Notícias

Programa Anjo da Guarda em parceria com curso de idiomas promove capacitação em inglês

Várias crianças reunidas e sorrindo

Crianças e adolescente apadrinhados pelo Programa Anjo da Guarda, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, têm a oportunidade de aprender e ter noções básicas de uma nova língua. Por meio de uma parceria entre a unidade judiciária da comarca e o curso Britanic, do bairro de Setúbal, sete apadrinhados já tiveram aulas do curso de inglês. O objetivo com a parceria é ampliar a capacitação das crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento de Jaboatão, aumentando as chances futuras de inserção no mercado de trabalho.

O Programa Anjo da Guarda, desenvolvido pela Vara da Infância de Jaboatão, prevê que cidadãos, empresas e entidades apadrinhem afetivamente, prestem serviços ou forneçam auxílio financeiro a essas crianças e jovens. A iniciativa já conta com 38 padrinhos e madrinhas, sendo 18 prestadores de serviço, seis financeiros e 14 afetivos.

No apadrinhamento financeiro ou profissional, os apadrinhados recebem assistência gratuita com profissionais, que podem por exemplo realizar consultas gratuitas no caso de médicos, dentistas e psicólogos. Outras pessoas podem oferecer bolsas de estudo em curso de inglês, como é o caso da Britanic, informática, dança, música, entre outros, para os afilhados. Já no apadrinhamento afetivo, a criança ou adolescente tem a oportunidade de criar vínculos com os padrinhos, integrar-se a atividades em família, passear e se divertir em ambientes diferentes das casas de acolhimento. Os apadrinhamentos podem resultar em adoções, embora este não seja o objetivo da proposta.

A juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, Christiana Caribé, destaca a relevância da parceria com o curso para ampliar a possibilidade de seleção dos apadrinhados para o mercado de trabalho. “Iniciativas como essa fazem a diferença na vida de uma criança e de um adolescente que vive numa instituição de acolhimento e sonha com um futuro melhor. São meninos e meninas carentes que dependem, às vezes, só de uma chance para despertar que têm aptidão ou facilidade para o desenvolvimento de uma habilidade ou profissão. No caso específico da parceria com a Britanic, que incentiva o aprendizado de uma outra língua, como o inglês, vislumbro também uma visão maior sobre o que acontece no mundo, além de uma maior agregação cultural”, disse.

Segundo a coordenadora do Britanic, em Setúbal, Viviane Remigio, os cursos são realizados nos meses de janeiro e julho, quando acontecem as férias escolares. “Essa parceria iniciou há três anos. Promovemos minicursos durante o período de férias e as crianças que se saem melhor nas avaliações ganham bolsas de estudos. Ficamos muito felizes em poder ajudar de alguma forma um projeto tão bonito, humano e eficaz como esse desenvolvido em Jaboatão”, afirmou.

Como ser um Anjo da Guarda

O interessado em se inscrever no programa pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-6887 ou 3182-6888, enviar um e-mail para apadrinhamento.anjodaguarda@tjpe.jus.br ou comparecer pessoalmente ao Núcleo do Programa Anjo da Guarda (NAAG), localizado no Fórum de Jaboatão dos Guararapes, BR 101-Sul, Km 80, 4º andar, bairro de Prazeres. É permitida a participação de pessoas que já estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção.

Os candidatos devem apresentar documentação que será analisada pela equipe do NAAG. Posteriormente, se agendará uma visita domiciliar. Os documentos solicitados são:
 
• Ficha de inscrição preenchida;
• Cópia de RG, CPF e comprovante de residência;
• Atestado de idoneidade moral; e
• Atestado médico de sanidade física e mental (fornecido por médico clínico ou psiquiatra).

Outras informações a repeito de apadrinhamento e adoção na página da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE.

....................................................................................
Texto:  Ivone Veloso  | Ascom TJPE
Foto: iStock