Últimas Notícias

Planejamento e logística para o Galo da Madrugada são discutidos em reunião na Central dos Juizados

A reunião foi presidida pela coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Ana Luíza Câmara 

Representantes do Judiciário estadual e da Polícia Militar se reuniram nesta terça-feira (18/2) para compartilhar e discutir os planos de atuação, contenção e organização para garantir a segurança dos foliões e desafogar o Judiciário durante o Galo da Madrugada.

A reunião foi presidida pela coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Ana Luíza Câmara, e teve como membros à mesa: o promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Bispo de Melo; o juiz do 3º Juizado Especial Criminal, Edmilson Cruz Júnior; o juiz do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor, Flávio Augusto Fontes de Lima; e o tenente coronel da Polícia Militar, João Barros Correia Júnior.

Ana Luiza Câmara explicou que o Poder Judiciário, mais uma vez, disponibiliza um juizado itinerante no foco da folia para ajudar no combate aos crimes de menor potencial ofensivo e dar vazão ás demandas concernentes a relação de consumo. "O Juizado do Folião atua apenas no Galo da Madrugada sem prejuízo dos plantões ordinários do Poder Judiciário”, destacou. O serviço vai estar presente em dois polos, um no Fórum Thomaz de Aquino, sob a responsabilidade do juiz Flávio Fontes, e o outro na Estação Central do Metrô do Recife, sob a atuação do juiz Edimilson Cruz.

O tenente coronel da Polícia Militar, João Barros Correia Júnior, que integra a Secretaria de Defesa Social, compartilhou, na reunião, que o contingente da polícia para o evento será de 4.400 policiais e contará com oito delegacias, sendo duas do Juizado. “Nós orientamos os policiais para manter as ocorrências do Galo da Madrugada dentro do setor, para diminuir a saída ostensiva do policiamento da região”, relembrou.

Ainda de acordo com João Barros, as principais ocorrências acontecem nos horários de dispersão. "Por isso, pedimos a extensão do horário de serviço dos juizados.” Neste ano, o Juizado do Folião vai receber ocorrências das 13h às 20h, estendendo os serviços até as 21h, enquanto as atividades policiais vão se manter por mais uma hora.

Na sua 13ª edição, o Juizado do Folião trabalha em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Organização dos Advogados do Brasil, Instituto de Medicina Legal, Instituto de Criminalística, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

.............................................................................
Texto: Marcelo Dettogni  |  Ascom TJPE
Foto: Assis Lima  |  Ascom TJPE