Últimas Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do desembargador Odilon de Oliveira Neto

Desembargador Odilon de Oliveira NetoDesembargador Odilon de Oliveira Neto: 19 de novembro de 1946 – 24 de novembro de 2017

Na Sessão da Corte, desta segunda-feira (27/11), às 14h, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, fará voto de pesar pelo falecimento do desembargador Odilon de Oliveira Neto.

“O desembargador Odilon Neto era um magistrado cordial, simples, dedicado, discreto e comprometido. Um exemplo a ser seguido em razão do trato cordial, do pleno exercício do Direito, da postura ética, da retidão de princípios e do empenho com a prestação de serviço digno às pessoas.” Com essa mensagem, o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo, lamenta o falecimento do desembargador Odilon de Oliveira Neto, 71 anos, ocorrido no fim da noite dessa sexta-feira (24/11). Em nome de desembargadores, juízes, servidores, prestadores de serviço, voluntários, estagiários e parceiros do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o magistrado deseja conforto e sabedoria a família e amigos e declara luto oficial de sete dias em respeito à memória e ao legado do desembargador Odilon Neto.

A despedida aconteceu no último sábado (25/11), no Cemitério Morada da Paz, localizado às margens da Rodovia PE15, 2118, Vila Torres Galvão, na cidade do Paulista. Em Nota de Pesar, a esposa Simone Sousa da Silva Oliveira; os pais Jonas de Oliveira Lima (i.m.) e Maria Anunciada de Oliveira (i.m.); os filhos Odilon de Oliveira Lima Júnior e Emilly Vitória Sousa de Oliveira; e as irmãs Almira de Oliveira Lima e Aneide de Oliveira Lima (i.m.) comunicaram o falecimento “de seu amado e inesquecível Odilon de Oliveira Neto, homem simples, correto e probo, tendo sempre feito o bem a todos com quem conviveu”.

Biografia – Natural de Alagoinha, Agreste de Pernambuco, o desembargador Odilon de Oliveira Neto nasceu em 19 de novembro de 1946. Começou o curso de Direito na Faculdade Integrada Barros Melo (Aeso) e o concluiu no Instituto Paraibano de Educação (IPE) em 1982. Antes de ingressar na magistratura, advogou por cinco anos, tendo também atuado como procurador de instituição financeira.

Iniciou a carreira no Judiciário de Pernambuco em 5 de janeiro de 1989, como titular da comarca de Flores, acumulando também a comarca de Serra Talhada. Após dois anos de atuação como juiz, Odilon de Oliveira Neto foi promovido, por antiguidade, para a comarca de Palmares.

Em 1992, Odilon Neto tornou-se juiz substituto do Recife, tendo atuado em diversas varas. Na Capital, o magistrado foi titularizado na 1ª Vara Criminal, tendo sido posteriormente titular da 4ª Vara de Delitos e Trânsito contra o Patrimônio, unidade transformada na 11ª Vara Criminal da Capital. Após dez anos atuando nas varas criminais, o magistrado foi nomeado para a 19ª Vara Cível, onde permaneceu também durante dez anos.

Em janeiro de 2012, o magistrado passou a ser juiz titular do 15º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital. O então juiz exerceu o cargo até a posse como desembargador do TJPE, em 2 de janeiro de 2013, após ser eleito em 18 de dezembro do ano anterior.

O desembargador Odilon de Oliveira Neto foi presidente da 8ª Turma do Colégio Recursal, tendo sido designado em fevereiro de 2006. Foi ainda juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral da Capital por dois anos. O magistrado realizou os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em direito penal pela Faculdade de Direito de Olinda (Aeso) e em Direito Processual Civil pela Escola Judicial de Pernambuco | Faculdade Maurício de Nassau. O magistrado é membro da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

..................................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE