Últimas Notícias

Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano ganha novos espaços

Presidente do TJPE e demais integrantes descerrando a placa de inauguração
Inauguração contou com a presença de integrantes do TJPE e autoridades municipais e estaduais

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, inaugurou, nesta terça-feira (14/12), novos espaços no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O local agora passa a contar com o Espaço Família, no térreo; o Complexo das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, no 4º andar; o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), no 5º andar; e com mais duas Varas de Família, a 13ª e a 14ª, localizadas no 1º andar. Confira as fotos.

Após o descerramento das placas dos novos espaços, o chefe do Judiciário pernambucano falou sobre a complexidade de gerir uma instituição, já que esta possui uma amplitude muito maior do que uma unidade judiciária. “Nós só podemos fazer isso conhecendo a realidade do que está acontecendo. O gestor precisa ter essas informações, mas também tem que ter o sentimento do que é realmente necessário e o bom senso das prioridades”, afirmou. O desembargador destacou a dedicação, a integração e a confiança das pessoas que contribuíram com a gestão. “Eu sou muito grato a essas pessoas que fizeram com que nós tivéssemos sucesso nestes dois anos de adversidades. Foram dois anos de extrema adversidade e eu me sinto feliz de que, no final, nós possamos chegar com a alma leve do dever cumprido e com o Judiciário organizado e estruturado”, disse o presidente do TJPE.    

A diretora do Foro da Capital, a juíza Paula Malta, esteve presente na solenidade e destacou que os novos espaços são conquistas principalmente para o jurisdicionado. De acordo com ela, o Espaço Família, por exemplo, surgiu de uma observação muito feminina, ao ver as crianças do lado de fora das Varas e das mães amamentado suas filhas e filhos no barulho. “É preciso as pessoas saberem que se quiserem privacidade, ter um espaço mais calmo para que aquela criança possa se alimentar de uma forma mais tranquila, elas vão ter e que a Justiça está olhando para elas”, falou a magistrada, destacando que esses detalhes fazem o Judiciário chegar perto do cidadão. “Isso daqui é um espaço de humanidade, de acolhimento, onde estamos de braços abertos para ouvir as dores das pessoas e procurar resolver os problemas que são tantos”, completou. No local, também há um ambiente para troca de fraldas.

Os desembargadores Humberto Vasconcelos e Mauro Alencar e a desembargadora Daisy Andrade também estiveram presentes na ocasião, quando falaram sobre a importância dos locais criados e da melhoria da prestação jurisdicional proporcionada por eles. “Meu agradecimento a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para que esse sonho pudesse se realizar hoje. Nós vamos conseguir atender de forma mais adequada com esses espaços viabilizados”, declarou a desembargadora no seu discurso. Com as mudanças, as 1ª, 2ª e 3ª Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital; o psicossocial, a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Atendimento à Mulher que atendem a essas Varas passam a se concentrar no 4º andar do Fórum.  

Estiveram presentes no eventos o desembargador do TJPE Honório Gomes; o corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Hélio de Siqueira Filho; a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça, Jaqueline Florêncio; o procurador-geral do município do Recife, Pedro Pontes; a presidente da Comissão de Direitos da Família da OAB-PE, Virgínia Neves Batista; o defensor público geral de Pernambuco e o subdefensor, José Fabrício Lima e Henrique Seixas, respectivamente; o juiz instalador das Varas de Família, Cláudio da Cunha Cavalcanti; os juízes assessores da Presidência, Fernanda Chuahy e Frederico Tompson; o secretário de Gestão de Pessoas e o adjunto, Luis Eduardo Saraiva Câmara e João Carlos Cavalcanti; além de magistradas, magistrados, servidoras, servidores e representantes de outras instituições.   

...............................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções