Últimas Notícias

Estudantes de Direito e Ciências Contábeis da Faculdade dos Palmares conhecem Palácio da Justiça

Alunos e alunas espalhados nas cadeiras do Salão Pleno do Palácio da Justiça. Os estudantes assistem a uma explicação realizada por integrante do Memorial da Justiça.
 

Estudantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Faculdade dos Palmares (FAP), na Mata Sul do Estado, conheceram, nesta segunda-feira (21/10), o Palácio da Justiça de Pernambuco. A visita foi conduzida pela equipe do Memorial da Justiça. Confira as fotos. 

Os alunos e as alunas do 1° e 2° período realizaram uma visita guiada no prédio que atualmente abriga a sede administrativa do Poder Judiciário estadual, passando pelo Salão do Pleno, Salão dos Passos Perdidos, Sala das Sessões Cíveis, Sala de Retratos, e o Salão Nobre. 

Os(as) integrantes do Memorial da Justiça fizeram um resgate da história do Poder Judiciário de Pernambuco, quando foi instalado o Tribunal da Relação, até a construção do Palácio da Justiça. Um dos temas abordados também foi a arquitetura do edifício. 

Para o professor de História do Direito da FAP e um dos organizadores da visita, padre Sandro Lemos, o objetivo foi promover uma troca de conhecimento entre os cursos de Direito e Ciências Contábeis. Antes da visita ao Palácio, o grupo esteve no Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE). 

“Nós estamos com esse projeto para mostrar a questão da interdisciplinaridade entre as cadeiras da faculdade. Então, os alunos de Direito foram ouvir uma palestra sobre ética profissional no Conselho Regional de Contabilidade. E os alunos de Contabilidade se uniram os alunos de Direito para esse tour aqui, no Tribunal de Justiça, justamente para eles entenderem que tudo está inter-relacionado e as profissões que eles irão assumir, elas se relacionam entre si e conhecimento nunca é demais, tanto no campo científico como no campo prático”, destacou o docente. 

Para o aluno do 1° período de Direito da FAP Pedro Fillipe, foi importante entender como foi a criação da Justiça pernambucana. “Essa visita ultrapassou as minhas expectativas. Eu acredito que todo estudante de Direito, ele tem que passar por esse momento histórico, entender como surgiu a estrutura do Poder Judiciário, onde foram discutidas as relações mais importantes da sociedade. E o que eu acho muito interessante é justamente como o prédio ele é formado, como ele é construído, é uma coisa bem rústica, eu gosto muito de história. Para mim é maravilhoso saber que um prédio assim ainda é utilizado. É um prédio que eu particularmente desejo muito trabalhar um dia”, contou. 

A visita também foi proveitosa para os estudantes do curso de Ciências Contábeis.  “Foi muito bom vir à Capital conhecer a Casa da Justiça, que representa muito o nosso Estado. O pessoal do Memorial foi muito atencioso, tirou todas as nossas dúvidas e contou várias curiosidades. Poder estar um pouquinho no espaço onde são decididas tantas coisas importantes, que às vezes a gente não tem noção, conhecer também a sala dos desembargadores, entre outros espaços, foi muito especial”, comentou Jefferson Norte. 

Visita guiada -  A visitação ao Palácio da Justiça é aberta ao público e funciona como uma iniciativa que busca a humanização da Justiça, além de manter as portas do Judiciário sempre abertas à população. As visitas podem ser agendadas através do Memorial da Justiça, que desenvolve o trabalho de mediação entre os participantes. Para agendar as visitas, basta acessar o seguinte link.

O Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, também está aberto para a visitação das escolas. Para isso, é só agendar através do e-mail: memorial.educativo@tjpe.jus.br

Matérias relacionadas:
Estudantes universitários visitam o Palácio da Justiça
Palácio da Justiça de Pernambuco recebe homenagem em publicação de livro


-------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom TJPE 
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda