Últimas Notícias

Durante Mês Nacional do Júri, TJPE foi o segundo colocado em sessões realizadas

De acordo com dados divulgados pelo CNJ, Minas Gerais foi o estado onde mais júris foram realizados durante evento

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi o segundo do Brasil que realizou mais sessões de júris no mês de novembro de 2018, de acordo com o balanço estatístico divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mês de março. O Judiciário pernambucano promoveu 332 julgamentos durante o Mês Nacional do Júri, iniciativa que visa a otimizar a realização de julgamentos relacionados a crimes dolosos contra a vida, a exemplo de homicídios.

Entraram na pauta os processos com réus presos e que estão há mais tempo em tramitação; processos que envolviam violência contra a mulher e menores de idade; crimes praticados por policiais no exercício ou não de suas funções; e os confrontos dentro ou em arredores de bares e casas noturnas.

Na edição de 2018, assim como aconteceu em 2017, por solicitação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Defensoria Pública do Estado (DPPE), o Judiciário pernambucano também fracionou a pauta de sessões dos processos aptos a julgamento entre os meses de outubro e dezembro. O esforço concentrado, em 2018, realizou 764 júris, sendo 291 em outubro, 332 em novembro e 141 em dezembro.

O Mês Nacional do Júri é uma iniciativa dos órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp): Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais, Conselho Nacional do Ministério Público e Ministério da Justiça. Em Pernambuco, a iniciativa conta com o apoio de juízes e servidores, sendo coordenada pelo desembargador Alexandre Assunção.

Notícia relacionada

Mês Nacional do Júri realizou mais de 3,5 mil julgamentos

....................................................................................
Texto: Andréa Neves | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE