Últimas Notícias

Diretoria de Saúde alerta sobre os cuidados da saúde bucal dos homens

Um homem sendo atendido por um dentista
 

Dando continuidade às ações de prevenção e promoção em saúde e das atividades do Programa Justiça Humanizada, que vêm sendo intensificadas no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (DS/SGP/DG/TJPE) destaca a importância do cuidado com a saúde bucal dos homens. Confira abaixo o texto sobre o assunto.

Hábitos de vida, exposição à situação de risco, como violência e acidentes de trânsito e de trabalho, consumo de álcool e outras drogas com maior frequência, além da falta de atenção à saúde são os principais fatores que impactam na saúde do homem.
É importante que haja a conscientização, por parte dos homens, da importância de realizarem check-ups odontológicos regulares, a fim de prevenir, diagnosticar e tratar doenças bucais e consequentemente doenças sistêmicas.

Fatores agravantes:

Por serem conhecidos por darem menos atenção as consultas médicas e odontológicas e de outros cuidados preventivos, apesar de hoje em dia esta condição está mudando, o homem ainda tem uma tendência maior a terem vícios e hábitos ruins, diminuindo assim as chances de prevenir ou tratar precocemente doenças bucais, inclusive o câncer de boca.

- Tabagismo: A prevalência de fumantes entre a população masculina é maior em relação a feminina, apesar de o tabagismo ter diminuído entre os homens, eles ainda fumam mais. Independente, do tipo do tabaco, esse hábito está associado ao aumento do risco de câncer oral, incluindo o carcinoma espinocelular oral, a forma mais comum.

- Álcool: A prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre a população masculina é maior em relação a população feminina. Inclusive é sabido que um maior percentual de homens adultos consome álcool de forma abusiva, em relação as mulheres.

- Câncer bucal: O cigarro, as drogas, bebidas alcoólicas, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV favorecem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, além de também serem importantes fatores de risco para as doenças periodontais. É preciso chamar a atenção dos homens para um cuidado maior com a saúde bucal e orientá-los a abandonar os vícios.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) confirmam que é uma doença que acomete mais o grupo masculino, ocasionando mais mortes, em decorrência do tumor, do que ao grupo feminino.

O diagnóstico precoce é muito importante, e o cirurgião-dentista tem um papel fundamental nisso. No entanto é imprescindível, por parte dos pacientes, ficarem atentos a sinais como feridas bucais persistentes, manchas brancas ou vermelhas, dor inexplicada, inchaço, dificuldade em engolir e alterações na voz ou mordida. Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, consulte um profissional de saúde.

Permanecer vigilante aos sintomas e buscar cuidados precoces são fundamentais para um tratamento eficaz.

....................................................................................................
Fonte: Academia Americana de Periodontia/ EditoraPlena
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)