Últimas Notícias

Com instalação, Diretoria de Família da Capital busca agilizar ações do PJe

Integrantes do TJPE descerram placa de instalação
Instalada em 26 de julho, trâmite, na unidade, chegará a 15 mil processos eletrônicos

Os atos de secretaria dos processos eletrônicos que tramitam nas Varas de Família e Registro Civil do Recife começaram a ser praticados na Diretoria de Família do 1º Grau da Capital. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na quarta-feira (26/7), a unidade que vai atender às demandas relativas às ações do Processo Judicial eletrônico (PJe). Vinte e cinco servidores irão atuar na produção de expedientes como mandados, ofícios, cartas precatórias e alvarás; intimações eletrônicas e marcação de audiências, dentre outras atividades inerentes ao andamento de, aproximadamente, 15 mil processos eletrônicos.

A exemplo das Diretorias Cíveis Regionais que funcionam em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, a instalação da nova Unidade vai possibilitar maior celeridade no andamento processual das varas. Com a iniciativa, será possível aumentar a produtividade dos servidores, além de trazer economia à Instituição.

O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, ressalta os avanços que o Tribunal vem buscando para uma melhor prestação jurisdicional. “Pernambuco está na vanguarda pela implantação do processo eletrônico em todas as comarcas do Estado. Isso significa um avanço extraordinário, que possibilita a materialização de princípios como o da Eficiência e Razoável Duração do Processo”, enfatiza.

Inicialmente, atos de 2.735 processos da 6ª e 9ª Varas de Família e Registro Civil serão realizados na Diretoria. Até o final de outubro, todas as doze Varas da Capital estarão com a tramitação dos processos eletrônicos na unidade. O atendimento ao público acontece das 7h às 19h, em dois turnos, no 2º andar do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife.

Solenidade – A cerimônia de instalação foi prestigiada por diversas autoridades. Representando a Defensoria Pública de Pernambuco, o defensor público e coordenador do Núcleo Cível da DPPE, Raufer Rodrigues; a subdefensora cível da Capital, Jeovana Drummond e o subdefensor de Causas Coletivas, Henrique Seixas. Também compareceu a promotora de Justiça Norma Sales.

Pelo Poder Judiciário Estadual, estiveram presentes os assessores da Presidência, juízes Alberto Freitas e João Targino; o diretor do Foro do Recife, juiz Mozart Valadares Pires; o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Emanuel Bonfim, além de diversos magistrados e servidores.

Notícias relacionadas

TJPE tem nova Diretoria Cível Regional em Jaboatão e Mata Sul

Olinda e Zona da Mata Norte passam a contar com Diretoria Cível Regional do TJPE

..........................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira