Últimas Notícias

Coordenadoria Estadual de Família do TJPE promove a 1ª Semana da Família Cidadã

Profissionais da Cefam e famílias durante evento em uma das instituições

A Coordenadoria Estadual de Família do TJPE (CEFAM) promoveu, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, a 1ª Semana da Família Cidadã, com a participação de diversas instituições do Recife. Durante o evento, a Coordenadoria ofereceu orientação jurídica e psicológica na área, atendendo um total de 148 famílias. A orientação jurídica foi realizada em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Universo e da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). 
 
 
O coordenador da CEFAM, desembargador Humberto Vasconcelos, pontuou o sucesso da ação no fortalecimento dos laços entre as instituições e o Tribunal. “Na Semana Estadual da Família, a Coordenadoria da Família do TJPE expandiu ainda mais seus horizontes, indo visitar instituições que oferecem uma retaguarda de prevenção e proteção ao instituto da família, essencial para todos os seres humanos. Com isso, trocamos experiências, aprendemos os ensinamentos ali materializados, estreitamos convivência com essas instituições que fortalecem e vitalizam os laços familiares e enriquecemos muito o nosso protagonismo, principalmente na prevenção de litígios no campo da família. Foi uma experiência enriquecedora, de construção de pontes, de troca de ideias e de fortalecimento institucional, tanto para as instituições visitadas, quanto para o nosso Tribunal”, afirmou. 
 
A atividade contou também com rodas de diálogo sobre a Cultura da Paz e teve a participação da promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Dalva Cabral. A orientação psicológica ficou a cargo do Círculo de Cuidados, iniciativa do TJPE que promove estratégias de autocuidado e inteligência emocional, com as servidoras Mônica Rocha e Silvana Calábria. Prestando orientação sobre a gestão de conflitos parentais, o servidor Bruno Tabosa classificou a atividade como de fundamental importância na prestação jurisdicional. “Este evento tornou-se um marco para as atividades da CEFAM por promover o acesso à cidadania através dos serviços oferecidos", destacou. 
 
Foram atendidas as seguintes instituições: Instituto Solidare, na comunidade do Coqueiral; Capela de São Francisco, na comunidade Dancing Days; Escola Municipal Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha; EREFEM São Francisco de Assis, no bairro da Imbiribeira; Escola Abelhinha, na Avenida Mascarenhas de Morais.
 
 
....................................................................................
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Fotos: cortesia