Últimas Notícias

Comarca de Jaboatão ganha mais uma vara cível e novas instalações da Diretoria Regional da Mata Sul

 
Em solenidade realizada no Fórum Desembargador Henrique Capitulino, na manhã desta segunda-feira (4/12), a população de Jaboatão dos Guararapes, e de comarcas contíguas, passou a contar com mais uma vara Cível - a 7ª Vara Cível. A cerimônia também foi voltada para a reinauguração das novas instalações da Diretoria Regional da Mata Sul (DRZ Mata Sul). 
 
No local, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; o diretor do Foro de Jaboatão dos Guararapes, juiz Fábio Mello de Onofre Araújo; o magistrado que iniciará as atividades da nova vara cível da comarca, juiz Fábio Correia Barbosa; o titular da 3ª Vara Cível de Jaboatão e coordenador da DRZ Mata Sul, juiz José Faustino Macedo de Souza; o assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima; o diretor geral do Tribunal, Marcel Lima; dentre outros membros do Judiciário local e instituições parceiras do Sistema de Justiça de Jaboatão dos Guararapes. 
 
7ª Vara Cível  de Jaboatão dos Guararapes - De acordo com informações do diretor do Foro de Jaboatão dos Guararapes, a recém instalada 7ª Vara Cível vai iniciar o seu acervo de um modo diferenciado. A partir de então, a cada 11 novos processos cíveis a ingressar na Justiça Estadual de Jaboatão, cinco serão distribuídos para a nova vara judiciária, e os demais divididos e distribuídos para cada uma das seis varas cíveis já existentes no Fórum de Jaboatão. A nova unidade vai contar com a atuação de cinco servidores. 
 
O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e o corregedor Geral da Justiça estadual, desembargador Ricardo Paes Barreto, descerram a placa inaugurativa da nova unidade judiciária ao lado do diretor do Foro de Jaboatão dos Guararapes, juiz Fábio Mello, e do juiz instalador Fábio Correia. 
 
"A demanda local dos processos de Jaboatão dos Guararapes cresceu exponencialmente, e a estrutura já estava colapsando. Então, com a ajuda da Lei Complementar nº 500, que permite essas reformulações de urgência, desde que não haja novas despesas, podemos ter esses momentos. Sobre a Diretoria Regional, pensamos da mesma forma. É uma prática que já foi iniciada na gestão anterior, do desembargador Fernando Cerqueira como presidente do TJPE, e que vem nos mostrando grandes sucessos, de modo a proporcionar que grande parte dos serviços cartorários possam ser efetuados remotamente e, assim, agilizar a prestação jurisdicional, que é a grande resposta que oferecemos à população", pontuou o presidente do TJPE
 
"É bastante importante este momento, porque nós temos aqui em Jaboatão dos Guararapes uma grande demanda processual, principalmente na área cível, e instalar a 7ª Vara Cível é efetivamente um avanço em nossa comarca, e que trará com certeza muitos benefícios ao jurisdicionado, pois haverá mais celeridade com a existência de mais uma unidade judiciária cível, e com a população em geral tendo respostas bem mais rápidas. E em relação a inauguração das novas instalações da Diretoria Regional da Mata Sul, cremos que esta vai aprimorar os atos determinados pelos juízes, que são cumpridos nessa diretoria centralizada, e que tem condições de dar melhor agilização aos processos. E, como há essa grande demanda de processos cíveis, nós fizemos uma instalação maior, proporcionando também mais conforto ao trabalho dos servidores", afirmou o diretor do Foro de Jaboatão, juiz Fábio Mello. 
 
"O sentimento é de alegria, por saber que esta nova unidade vai trazer mais condições de atender ao nosso jurisdicionado que é o nosso destinatário final, e com isso trazer mais mais celeridade, contribuindo com as outras unidades cíveis daqui de Jaboatão dos Guararapes. Fui designado como juiz instalador e o sentimento é este, o de concentrar esforços e conseguir um resultado satisfatório", afirmou o juiz Fábio Correia, que assume inicialmente a unidade judiciária.
 
Novas instalações da Diretoria Regional da Mata Sul, no Fórum da Comarca de Jaboatão dos Guararapes 
 
DRZ Mata Sul - O coordenador da DRZ Mata Sul, e também do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias) da Escola Judicial do TJPE (Esmape), juiz José Faustino Macedo de Souza, ressalta que a Diretoria Regional da Mata Sul  já existe há sete anos, e que o que está sendo feito nesta data é a reinauguração de sua nova sede, que foi vista pela atual gestão do Tribunal com uma proposta totalmente diferente de trabalho, com inovação e criatividade. A diretora de Processamento Remoto da unidade é Adriana Macedo Rodrigues, que conta em sua equipe com cerca de 70 servidores. Destes, cerca de 40 atuam na modalidade de teletrabalho. Todos eles engajados na missão de cumprir atos de secretarias, atendendo os feitos de diversos Juízos. 
 
"Desde 2021, essa diretoria entrou em um projeto específico da Esmape, através do Instituto Ideias, no sentido de reposicionar, de rever todos os fluxos de trabalho a partir de uma lógica de inovação e experiência do usuário. Então, tudo o que a gente está inaugurando hoje aqui, na verdade, é um novo olhar do Sistema de Diretorias do Tribunal para a sua função principal, que é servir ao usuário. Para mim, estar à frente dessa unidade tem um valor muito importante, por acreditar junto com toda a equipe que essa diretoria é um projeto que aponta para o futuro do Judiciário, ou seja, de pensar que o Judiciário estará desmaterializado, em um lugar onde a maioria cumpre suas funções no modo de teletrabalho. Acreditamos que esse projeto simboliza o futuro do que pensamos de Justiça. E, além disso, otimiza os serviços jurisdicionais. Daqui, é importante ressaltar, a gente cumpre atos de 27 comarcas do Interior, de varas únicas. Mais de 70 mil processos tramitam por aqui", disse o juiz José Faustino. 
 
..................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE