Últimas Notícias

Com quase 100% de acordos, Justiça Itinerante do TJPE promoveu Jornada Conciliatória no Recife

Desembargador Leopoldo Raposo, juiz Breno Duarte e defensora Valmira Letícia Paes Barreto com as equipes do Judiciário estadual e moradores da Zona Norte do Recife ao lado do ônibus da Justiça Itinerante do TJPE

Desembargador Leopoldo Raposo, juiz Breno Duarte e defensora Valmira Letícia Paes Barreto com as equipes do Judiciário estadual e moradores da Zona Norte do Recife ao lado do ônibus da Justiça Itinerante do TJPE

O agradecimento da estudante de enfermagem Kelly Oliveira estava estampado no sorriso. Sem conseguir o divórcio do ex-marido há mais de um ano, ela recebeu atendimento durante a Jornada Conciliatória Itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizada no Alto Santa Isabel, Zona Norte do Recife, e, através de acordo amigável, conseguiu a separação. Kelly foi uma das 35 pessoas atendidas durante a atividade realizada no domingo (7/1), com audiências de conciliação e orientação jurídica.

“Eu achei uma ação muito importante porque muitos de nós temos dificuldade até mesmo para pagar um advogado. No meu caso, foi para conseguir um divórcio. Com esse trabalho aqui, eu consegui na comunidade do Alto Santa Isabel e posso assegurar que fui muito bem atendida, foi rápido e foi ótimo. Espero que, assim como eu consegui resolver amigavelmente, todos que passaram por aqui hoje também consigam”, disse a estudante. A exemplo do acordo entre Kelly Oliveira e o ex-marido, outras oito audiências encerraram conflitos por meio de conciliação e apenas um acordo não pôde ser firmado. Ou seja, das dez tentativas realizadas, nove chegaram a um final por meio de consenso e serão homologadas pelo Juízo, tendo valor de decisão judicial. Confira mais depoimentos no perfil do Judiciário estadual no Instagram.

Através de sessões de mediação e conciliação, a atividade teve como objetivo a solução de conflitos, como cobrança indevida, conflitos familiares e brigas entre vizinhos por conta de lixo ou som alto, entre outros casos. Quem esteve local em busca de orientação jurídica também foi atendido e recebeu encaminhamento específico para o problema. Além disso, magistrados e servidores do TJPE e defensores públicos prestam esclarecimentos sobre a importância da cultura da conciliação para a resolução de conflitos.

Esta foi a segunda edição do Justiça Itinerante no Recife. Depois de ter passado pela Ilha do Joaneiro, também na Capital – onde foram realizados quase 40 atendimentos, entre acordos por meio de conciliação e orientação jurídica –, a unidade móvel do Judiciário estadual ficou estacionada na rua Santa Isabel, 418, em frente ao Conselho de Moradores do Alto Santa Isabel. A próxima região a receber o evento é a Zona Sul, em 28 de janeiro. Os detalhes serão divulgados em breve.

O ônibus, onde a ação é realizada, foi inaugurado em outubro passado e também já passou pelas cidades de São Lourenço da Mata e Ipojuca com outras finalidades também no campo da conciliação. A atividade, promovida pela Presidência do TJ pernambucano, é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos, com o apoio da Defensoria Pública de Pernambuco.
.........................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Cortesia