Últimas Notícias

Acmepe comemora 42 anos de fundação com solenidade no Palácio da Justiça

Em celebração aos 42 anos de sua fundação, a Associação de Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe) realizou uma cerimônia telepresencial para comemorar. O evento aconteceu na terça-feira (29/3), na Sala de Mini-Sessões do Palácio da Justiça, no Recife, e teve a participação de convidados por meio da plataforma Cisco Webex, além da transmissão ao vivo pelo YouTube. 
 
Confira as fotos do evento.
 
Abrindo a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, falou aos participantes por meio de vídeo. “Quarenta e dois anos de existência da Acmepe. Parabéns à presidência, na pessoa de Maria do Rosário, e parabéns a todas as associadas e associados por um belíssimo trabalho de assistência social, um belíssimo trabalho ao longo desses anos de grandes administrações. Agora o que nós estamos vendo é a Acmepe voltando a fazer programação cultural, grandes palestras e apresentações artísticas. Voltando a fazer assistência social e atendendo aos mais necessitados. Esse é o grande caminho. Se todos os lugares e todas as pessoas assim agissem, minorava-se muito o sofrimento daqueles que nada têm. Parabéns mais uma vez e sigamos em frente”, felicitou o magistrado. 
 
Em sua fala, a presidente da Acmepe, Maria do Rosário Martins, parabenizou o trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos. “Mais um biênio de lutas e conquistas. Quero neste momento de comemoração dos 42 anos da Acmepe parabenizar todos os colaboradores e sócios da instituição pela harmonia e dedicação de cada um que vem atuando e trabalhando pela nossa finalidade que é, dentre outras, a cooperação e a solidariedade. Este ano da Acmepe é símbolo de toda evolução e crescimento da Associação desde o seu início, desde quando era apenas uma ideia no papel, até aqui. Foram tantos os desafios vencidos que hoje representa que todos os esforços valeram a pena. São anos de trabalho e dedicação que continuarão nesta gestão com eficiência e comprometimento”, ressaltou. 
 
Maria do Rosário fez um balanço desse início de gestão e reafirmou a importância da atuação contínua pelo bem comum na busca pela diminuição da desigualdade social. Também falou sobre a adesão de novos membros, a formalização de parcerias com empresas e a entrega de doações a famílias atingidas pelas chuvas em Camaragibe.
 
 
Em seguida, houve a apresentação do grupo de teatro do TJPE, “Trupe do Faz e Conta”, que interpretou “A rosa e o espelho”, uma adaptação da obra da jornalista e poetisa pernambucana Celina de Holanda, feita e dirigida pela cerimonialista da Presidência, servidora Sônia Biernard. O elenco é composto pelas servidoras Ruby Silva, Marcia Passos e Dea Cavalcanti, que também fez uma apresentação musical. 
 
A assessora técnica de Gestão dos Serviços Terceirizados do TJPE, servidora Delzuíta Alvez Viero, falou sobre o projeto de valorização dos trabalhadores terceirizados que, segundo ela, representam os alicerces do serviço no Judiciário. A profissional Luciene Nunes de Menezes, lotada no Fórum Paula Baptista, foi homenageada pela Acmepe por sua atuação no quadro do tribunal desde maio de 2019. 
 
Em nome de associadas e associados, a diretora de Patrimônio e Planejamento da Acmepe, Zélia Maria Pinheiro D’Almeida Lins, trouxe um depoimento sobre o trabalho da Associação e contou um pouco da história da entidade, desde a sua fundação em 29 de março de 1980.
 
Por fim, a coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, falou sobre suas experiências no campo social. Ela fez uma apresentação dos trabalhos e ações desenvolvidos pela Coordenadoria da Mulher como os projetos “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos espaços públicos”, “Cartas de Mulheres”, “Mãos Empenhadas contra a Violência” e o aplicativo Nísia. Com a exibição de vídeos educativos, a magistrada convidou os participantes a uma reflexão, ressaltando a importância da prevenção à violência de forma precoce, por meio da educação de crianças e adolescentes, especialmente dos meninos. 
 
Ao final da solenidade, houve o sorteio de brindes, seguido do corte simbólico do bolo de aniversário dos 42 anos da instituição.
 
Doação – A Acmepe e o TJPE estão arrecadando alimentos não perecíveis; água mineral; roupas de cama, mesa e banho; materiais de limpeza e higiene pessoal; móveis e utensílios domésticos para famílias de Camaragibe, cidade atingida por recentes enchentes. Durante a solenidade de aniversário da Associação, haverá um local específico para coleta do material. As doações também poderão ser feitas nos prédios do Judiciário localizados nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, onde foi iniciada a campanha. Mais informações através do telefone (81) 981973486.
 
Locais para doação: 
 
Recife
Palácio da Justiça TJPE – Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, bairro de Santo Antônio.
Edifício Paula Baptista – Rua Doutor Moacir Baracho, 207, bairro de Santo Antônio.
Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley – Avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio.
Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano – Avenida Desembargador Guerra Barreto, s/n, Ilha Joana Bezerra.
Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro (Central dos Juizados Especiais) – Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 1919, bairro da Imbiribeira.
Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) – Rua João Fernandes Vieira, 405, bairro da Boa Vista.
Centro de Saúde Desembargador Ângelo Jordão Filho – Empresarial Recife / Engefrio – Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, 1111, 5º andar, bairro do Prado.
Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) – Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra.
 
Camaragibe
Fórum Desembargador Agenor Ferreira de Lima – Avenida Doutor Belmiro Correia, 144, Centro.
 
Cabo de Santo Agostinho
Fórum Doutor Humberto da Costa Soares – Empresarial Cabo Corporate – Avenida 163, Quadra 191, 482, Centro.
 
Jaboatão dos Guararapes 
Fórum Desembargador Henrique Capitulino – Rodovia BR 101 Sul, KM 80, bairro de Prazeres.
 
Olinda
Fórum Lourenço José Ribeiro – Avenida Pan Nordestina, s/n, KM 4, bairro de Salgadinho/Vila Popular.
 
Paulista
Fórum Doutor Irajá D’Almeida Lins – Rua Senador Salgado Filho, s/n, Centro.
 
................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Ademar Filho | K9 Produções