Últimas Notícias

4ª Vara do Tribunal do Júri do Recife alcança 200º julgamento nesta quarta-feira (8/11)

O juiz Abner Apolinário completou 23 anos de ingresso na magistratura de Pernambuco e está há quatro anos atuando como titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital

Com um acervo de 972 processos judiciais, dentre os quais 609 sentenciados, a 4ª Vara do Tribunal do Júri do Recife alcançou – nesta quarta-feira (8/11) – o número de 200 julgamentos realizados na unidade nos últimos 11 meses.  O juiz titular, Abner Apolinário, observa que o sucesso obtido deve-se ao trabalho realizado pela equipe da unidade judiciária e pela promotora de justiça, Rosemary Souto Maior de Almeida.

No início deste ano, a promotora de Justiça sugeriu a realização de dois julgamentos nas segundas, quartas e sextas-feiras. Logo em seguida, o juiz e a representante do Ministério Público começaram a promover três júris em um só dia, passando, assim, a realizar nove julgamentos por semana.

A 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital conta, atualmente, com uma equipe de 11 servidores, dos quais seis atuam na secretaria, três são oficiais de justiça e dois assessores do magistrado. Para o juiz Abner Apolinário, a referida quantidade de julgamentos tem o objetivo de fazer com que aqueles que matam tenham a convicção de que não ficarão impunes, funcionando também como resposta da Justiça à sociedade como um todo, principalmente aos familiares das vítimas que tiveram a sua rotina de vida afetada pela criminalidade.

“Eu li recentemente, em um dos nossos jornais, que Estados do Nordeste se revezam na liderança no número de assassinatos do país. Esta informação é por demais inquietante, deixando-me atônito e com mais força para, ao menos de minha parte, diminuir a sensação de impunidade da população. Com essa prática, também buscamos efetivar o princípio constitucional da razoável duração do processo”, afirma o juiz, que, no dia 22 de agosto deste ano, completou 23 anos de ingresso na magistratura de Pernambuco e está há quatro anos atuando como juiz da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. 

..................................................
Texto: Micarla X. | Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE