Sustentabilidade

Copo descartável: razões para não usar



Muitas vezes em nosso dia a dia, buscamos coisas mais práticas, como o usar o copo descartável no lugar de andar sempre com uma garrafa de água. Você tem ideia de como o copo descartável impacta o meio ambiente? De quantos anos ele leva para se decompor? Essas são apenas algumas das questões que devemos ter sempre em mente e assim contribuir para a mudança de hábitos e para a preservação do meio ambiente.

Buscando contribuir para a preservação do meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vem sempre promovendo ações, seja no incentivo à adoção de hábitos sustentáveis, na edição de normativos sobre o assunto ou na construção do seu Plano de Logística Sustentável (PSL), por exemplo. De 2017 até o momento, o TJPE vem reduzindo o consumo de copos plásticos na instituição. Em 2017, foram utilizados 14.524 centos desse material. Em 2023, o consumo reduziu significativamente para 3.890 centos. Neste ano, de janeiro a setembro foram consumidos 3.104 centos de copos plásticos. Em 19 de setembro, foi publicada a Instrução de Serviço 3/2024, que estabeleceu diretrizes para práticas sustentáveis no âmbito da instituição, entre elas a proibição da aquisição de copos descartáveis a todas as unidades judiciais e administrativas, salvo as excepcionalidades, condicionando-se aos de composição biodegradável.  

Apesar de possuir uma vida útil pequena, de segundos ou minutos, o copo plástico pode levar até 400 anos para se decompor. Mesmo após a sua decomposição, o seu material pode continuar afetando o meio ambiente, já que se fragmenta em microplásticos, praticamente imperceptíveis a olho nu. Estudos científicos têm alertado a sociedade mundial sobre a presença de partículas com menos de cinco milímetros nos oceanos, na água consumida e até mesmo dentro do organismo humano. De acordo com matéria publicada no site do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – Paraná, um estudo publicado, no início de 2024, revelou que 90% dos alimentos que ingerimos podem conter esses materiais. 

Além disso, esse tipo de copo é produzido através do refinamento do petróleo, utilizando o poliestireno, que é um componente não renovável. A sua produção também requer um gasto médio 10 vezes maior que a higienização de um copo reutilizável, já que são utilizados quase 3 litros de água para produzir um único copo.

Confira abaixo algumas dicas para não utilizar o copo descartável. Faça a sua parte! 

- Esteja sempre com seu copo ou garrafa reutilizável;
- Incentive outras pessoas a ter a mesma atitude;
- Sempre que possível, utilize copos retornáveis em eventos, festas e bares.

..........................................................................    
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE 
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE