Navegação do site
Vem aí o Fest Labs 2022, o Festival Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Recife se tornará a capital nacional da inovação judicial. Durante o evento, será possível compreender como a inovação e tecnologia podem transformar a Justiça, tornando-a mais ágil e inclusiva.
O evento é uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), coordenado pelo Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias) e tem parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Várias autoridades do Poder Judiciário brasileiro estarão presentes, inclusive a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, e o Ministro Cláudio Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Trata-se de um evento centrado em laboratórios de inovação, que já conta com representação de 86 tribunais e órgãos do Judiciário (21 TJs, 20 TREs, 6 TRFs, 20 TRTs, 12 seções federias, além de STF, STJ, STM, TSE, TST e TSE, bem como CNJ, CSJT, CJF).
A abertura será na quarta-feira (30/11), às 9h, com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueiredo. O encerramento será feito pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, na quinta-feira (1º/12), às 17h.
Executado em formato de festival, com feira de estandes, onde serão apresentados projetos inovadores de todo o Brasil, a Escola realizará também 20 oficinas concomitantes. Serão cerca de 450 participantes integrantes do Judiciário brasileiro.
O evento vai proporcionar uma experiência única: o Judverso, um ecossistema criado com foco em estimular a construção de um Judiciário mais inclusivo, inovador e humanizado. Este espaço foi pensado para possibilitar conversas, trocas de ideias e experiências entre participantes.
Serão montados lounges, estandes abertos, palcos animados, mesas de conversas, café com debates e a grande arena Judverso. Durante dois dias, serão realizadas oficinas, palestras, exposições e feira de projetos, incluindo atividades culturais e artísticas, como apresentações de grupos populares de maracatu, frevo e manguebeat.
Para isto, os participantes, atuarão com avatares (representação digital) e ingressarão neste novo mundo. Poderão, dentro de um evento interativo e gameficado, adquirir competências, skills, conhecimentos e habilidades necessárias à transformação da justiça brasileira. Tudo isso durante uma jornada repleta de insígnias, minijogos, desafios e muita participação, além de experiências gastronômicas e culturais.
Matérias e Notícias do Fest Labs 2022:
https://www.cjf.jus.br/cjf/noticias/2022/novembro/vem-ai-um-grande-festival
..................................................
Texto: Redação | Ascom Esmape
Arte: Esmape