Notícias

Várias instituições homenageiam o presidente Luiz Carlos Figueirêdo


Presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, numa das homenagens recebidas

O desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que encerrará seu mandato à frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na sexta-feira (2/2), recebeu, nos últimos dias, diversas homenagens de instituições, servidores e magistrados.

Tudo em reconhecimento por uma gestão marcada por grandes avanços no Judiciário pernambucano.
Na última quarta-feira, em solenidade realizada no Palácio da Justiça, o desembargador recebeu homenagem de todas as instituições que compõem o Programa Moradia Legal, programa de regularização fundiária que já garantiu o título de propriedade do imóvel a mais de 20 mil pessoas.
Estavam presentes representantes da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), Associação de Notários e Registradores (Anoreg), Associação Municipalista (Amupe), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Prefeituras, além de diversas autoridades do Poder Judiciário pernambucano, do Sistema de Justiça do Estado e outras instituições parceiras.

A solenidade começou com a participação da presidente da Anoreg em Pernambuco, Alda Paes, que ressaltou o trabalho incansável do presidente do TJPE para ampliar o Programa Moradia Legal no Estado. "É com muita satisfação que eu participo dessa homenagem ao presidente do TJPE. A gente sabe da alegria das pessoas ao receberem esse título de propriedade. E ressalto que essa política pública só foi ampliada por conta de sua atuação no Programa Moradia Legal. O desembargador Luiz Carlos é uma pessoa de muita sensibilidade, que além de conseguir empolgar a todos nós, registradores e registradoras de notas, também soube como agregar diversas instituições a esta ação, que busca levar dignidade humana através da distribuição de títulos de propriedade para muitas pessoas. Eu nunca vi uma gestão tão comprometida com a população. O Moradia Legal PE hoje é reconhecido nacionalmente, inclusive é citado pelo CNJ como exemplo de política pública a ser seguida", afirmou.

O presidente da Anoreg Brasil, Rogério Bacelar, destacou o trabalho exemplar do desembargador Luiz Carlos em prol do programa de regularização fundiária de Pernambuco. "Agradeço pela oportunidade de estar aqui homenageando o presidente deste Tribunal, que é o reflexo de que ações como esta devem ser levadas para todo o Brasil. O Moradia Legal PE é um exemplo de como lidar e gerir uma política pública com êxito. Nós, da Anoreg Brasil, estamos à disposição do TJPE e seguiremos trabalhando em conjunto com este Tribunal em prol de toda a população brasileira que necessita de regularização em seus imóveis", disse Bacelar.

Na semana passada, também em homenagem ao desembargador pela sua passagem na Presidência do TJPE, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, e o secretário-geral da entidade, Ivo Amaral Junior, estiveram no gabinete jurisdicional para a entrega da medalha OAB 90 anos. “Viemos aqui para fazer um reconhecimento do trabalho do desembargador Luiz Carlos à frente da Presidência, ouvindo a advocacia, ouvindo a sociedade pernambucana, implementando ajustes no Poder Judiciário, nomeando novos juízes, novos servidores. Tudo para que houvesse uma renovação e um atendimento melhor e mais rápido à população pernambucana”, disse Fernando Ribeiro Lins.

Durante o 52º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), que aconteceu em Belo Horizonte entre 29 de novembro e 1º de dezembro, o então presidente do TJPE também recebeu homenagens. Já em 20 de novembro foi a vez do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) oferecer ao desembargador a Medalha Nilo Coelho, mais alta comenda oferecida pela instituição.

Os magistrados pernambucanos também fizeram questão de celebrar a gestão do desembargador Luiz Carlos Figueirêdo. Em 20 de dezembro passado o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), Leonardo Asfora, entregou a Medalha Paula Baptista ao então presidente. Vários juízes fizeram questão de comparecer à solenidade e elogiar a gestão 2022-2023.
............................................................................................
Texto: Saulo Moreira |  Ascom TJPE
Foto: Gustavo Guerra |  Inova Propaganda