Navegação do site
A Vara Criminal de Palmares vai encerrar o ano de 2013 com o estoque zerado de processos do Tribunal do Júri em fase de julgamento. A última sessão aconteceu na última quarta-feira (27). Durante o ano, foram realizadas 29 sessões de julgamento. A unidade também responde por processos com competência do Juizado Especial Criminal.
Em junho de 2010, a vara foi atingida pelas enchentes que assolaram a cidade e outros municípios da Zona da Mata Sul do Estado. Por causa disso, todo o acervo de 1.531 processos foi destruído. A unidade ficava no térreo do antigo fórum da comarca e foi completamente tomado pela água, que atingiu 70 centímetros no 1º andar. Para restaurar os autos, os servidores tiveram que fazer buscas nos acervos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Delegacia Civil.
Segundo a juíza Hydia Virgínia Christino de Landim Farias, titular da unidade, logo após as cheias, as sessões do Tribunal do Júri aconteceram em locais alugados, adaptados e emprestados. "Nas circunstâncias em que a vara ficou após a enchente, não havia condições de estabelecer rotinas. Todo trabalho era improvisado. Não tínhamos local para trabalhar, material, processo e estrutura nenhuma, apenas a vontade", lembrou.
Para a magistrada, alcançar esse resultado dá uma sensação de dever cumprido. "Sempre fui muito comprometida com o que faço e encontrei na Vara Criminal colaboradores igualmente empenhados. Chegar a esse nível dá uma rápida sensação de missão cumprida, pois já estamos pensando em 2014. Tendo enfrentado as dificuldades pelas quais passamos qualquer índice já seria uma vitória, mas essa foi excepcional."
Durante o ano, Hydia Landim proferiu 1.831 despachos e 529 sentenças. Ainda foram realizadas 402 audiências. Atualmente, o acervo total da unidade é composto por 1.809 processos. A magistrada destaca o trabalho em conjunto como importante para ter alcançado esse resultado.
"Trabalho em equipe foi primordial. Sem os esforços dos colaboradores jamais teríamos alcançado essa meta, nem o nível de organização e eficiência que a Vara Criminal tem hoje. Temos uma equipe extremamente comprometida e nesse grupo incluo equipe da Delegacia Civil, do Ministério Público, da Defensoria Pública e Assistência Judiciária Municipal, que se aliaram a nós nesse objetivo e com quemestamos sempre articulados", declarou.
............................................................................
Texto: Vanessa Oliveira | Ascom TJPE