Notícias

Unidades judiciárias recebem o Selo 100% PJe

Mosaico de fotos dos representantes das unidades que receberam Selo 100% PJe
Gestores de unidades judiciárias recebem o Selo 100% PJe

Na manhã desta quarta-feira (5/5), a 6ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, a 2ª Vara Cível de Arcoverde e a 7ª vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) receberam o Selo 100% Processo Judicial eletrônico (PJe). A premiação é concedida pela instituição às unidades judiciárias que digitalizaram todos os processos físicos, incluindo-os no sistema PJe. A solenidade foi realizada de forma virtual e transmitida pelo Canal do YouTube do TJPE.

Na cerimônia, o presidente do Judiciário estadual, desembargador Fernando Cerqueira, parabenizou a todos os juízes e servidores que se dedicaram a esse trabalho e frisou a agilidade promovida pelo sistema judicial eletrônico. “Não há dúvidas de que a experiência, deste último ano, tem demonstrado que o PJe é muito mais rápido e eficiente do que o processo físico. A nossa intenção desde que assumimos a Presidência era digitalizar 100% dos processos cíveis e criminais”, afirmou o chefe do Judiciário.

Ele também destacou que o TJPE foi o primeiro no Brasil a implantar o habeas corpus na plataforma cível, possibilitando assim a sua inclusão no sistema do Processo Judicial eletrônico. “Isso partiu dessa vontade de termos essa solução e depois foi copiada por outros estados. Eu fico felicíssimo quando temos a oportunidade de nos reunir para conferir esse Selo”, disse, reforçando a contribuição de todos os envolvidos para uma melhor prestação jurisdicional.

A juíza assessora especial da Presidência e integrante do Comitê Gestor do PJe do TJPE, Fernanda Chuahy, representou o presidente do Comitê, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho, na ocasião. Na oportunidade, ela ressaltou o trabalho desenvolvido pelas unidades judiciárias, principalmente no momento atual. “Vocês conseguiram num momento tão difícil zerar os processos físicos e trazer otimização para a prestação jurisdicional de cada unidade. Espero que sejam exemplos para outras unidades para que consigam, nesta dificuldade de pandemia, inovar, não desistir, digitalizar cada vez mais e serem 100% digitais”, falou.

Além do chefe do Poder Judiciário estadual e da assessora especial da Presidência, estiveram presentes no evento a juíza coordenadora-geral dos Juizados Especiais, Ana Luiza Saraiva Câmara; a coordenadora e a servidora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Coplan), Lívia Mota e Viviane Freire Florentino, respectivamente; as integrantes do Comitê do PJe, Joselma Santana e Ioná Leite; as magistradas da 6ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, Fabiana Moraes, da 7ª vara Cível da Capital, Iasmina Rocha, o juiz da 2ª Vara Cível de Arcoverde, João Eduardo Ventura; e os assessores das unidades judiciárias.

No evento, os agraciados mostraram o certificado do Selo 100% PJe e retribuíram o reconhecimento. “Gostaria de parabenizar a minha equipe pelo empenho nessa digitalização, em especial a Sara, que foi a pioneira na digitalização da nossa unidade. Eu quero agradecer a iniciativa do Tribunal que permitiu que nós continuássemos trabalhando normalmente no período da pandemia e até mais”, declarou a magistrada, Iasmina Rocha.

O Selo 100% PJe foi criado pela Instrução Normativa n. 01/2020 por meio de iniciativa da Presidência do TJPE em conjunto com a Corregedoria Geral da Justiça. A premiação é conferida pelo Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico do TJPE às varas que realizam a migração integral do seu acervo físico em tramitação para o PJe 1º Grau, sendo excluídos os litígios remetidos ao Tribunal de Justiça.

..................................................
Texto e imagem: Cláudia Franco | Ascom TJPE