Notícias

Unidade de inovação do TJPE se destaca em evento do CNJ em Mato Grosso do Sul

Juiz Gleydson Lima,  presidente Ricardo Paes Barreto, corregedor-geral da Justiça Francisco Bandeira de Mello e juiz Faustino Macedo: tecnologia do TJPE em destaque


O Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ideias TJPE) foi o grande responsável pelo conceito, montagem e desenvolvimento do Arquipélago da Inovação, evento realizado nesta segunda-feira (3-12) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Campo Grande (MS), antecedendo o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

O TJPE está presente no evento com uma comitiva comandada pelo presidente Ricardo Paes Barreto. Também estão presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello, e os juízes Gleydson Lima e Faustino Macedo.
Durante o evento que antecedeu o encontro, cerca de 150 especialistas das áreas de tecnologia da informação dos tribunais brasileiros reuniram-se para debater a construção de um projeto de futuro digital para o Judiciário brasileiro. 

O TJPE foi um dos seis tribunais brasileiros com estande fixo no lounge do Justiça 4.0 que foi montado no local. Fruto de uma parceria entre o CNJ e o Pnud, o Justiça 4.0 é um programa que desenvolve e aprimora soluções tecnológicas para tornar os serviços da Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis.  

No estande do TJPE foi apresentado o Bastião, uma interface de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pelo Ideias que visa à automatização na identificação das chamadas demandas predatórias.  Em outubro passado, o Bastião conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Tecnológica do Prêmio de Inovação J.Ex. 

Passaram pelo estande do TJPE várias autoridades do Poder Judiciário, inclusive o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin. 
Todas as atividades do Arquipélago aconteceram nas instalações do Bioparque Pantanal em forma de uma experiência imersiva em soluções tecnológicas. As pessoas participantes visitaram quatro “ilhas do conhecimento”, que se conectam em um arquipélago.

A experiência abordou temas centrais para a transformação digital do Judiciário brasileiro, como o Portal de Serviços do Poder Judiciário; a plataforma Codex, que centraliza e armazena dados judiciais; a iniciativa PDPJ-Br Conecta, que busca identificar novas soluções tecnológicas e criar uma rede colaborativa pelos tribunais brasileiros; e o Desenvolvimento de Soluções e Visão de Futuro, projeto dedicado à inovação e modernização do Judiciário.