Notícias

Uma manhã para ficar na lembrança: TJPE promove sessão de cinema para crianças e adolescentes de instituições de acolhimento

Tela do filme Pequena Seria no cinema
Crianças e adolescentes de instituições de acolhimento assistiram ao filme A Pequena Sereia no Shopping RioMar

Uma manhã diferente e inesquecível, com pipoca; guaraná; olhares curiosos, deslumbrados, brilhantes e felizes; e muitos sorrisos. Assim foi a manhã da quinta-feira (1/6) para cerca de 200 crianças e adolescentes, que vivem em instituições de acolhimento municipais e estaduais, que foram assistir ao filme A Pequena Sereia, no Cinemark do Shopping RioMar. A iniciativa é resultado da parceria realizada entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja); o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM) e o Shopping RioMar, através do apadrinhamento institucional. A atividade, que também contou com a contribuição da Prefeitura do Recife, fez parte das celebrações do Dia Nacional da Adoção (25 de maio). Confira os diversos tipos de apadrinhamento.

Durante o passeio, uma das adolescentes, com 17 anos de idade e acolhida pelo Lar Batista Elizabeth Mein (LARBEM), falou sobre a sua felicidade. “Eu achei incrível essa oportunidade porque muitos de nós nunca tínhamos vindo, inclusive uma das nossas amigas veio do interior e nunca tinha vindo ao shopping ou ao cinema”, disse ela, feliz não só por participar, mas por ver outras pessoas tendo também essa oportunidade. 

A coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, juíza Hélia Viegas, destaca que ações como esta refletem a importância de um ato de solidariedade pelas pessoas. Ela também ressalta que a divulgação dessas parcerias é importante para que outras instituições tomem conhecimento de que podem fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes. “Nós sabemos que é um passeio que, infelizmente, o público com uma vulnerabilidade social não tem acesso. Nosso sentimento é de agradecimento e esperamos que outras ações positivas aconteçam, que as empresas tenham o conhecimento de que podem fazer o seu papel social e proporcionar momentos felizes para essas crianças e adolescentes que já foram tão violadas na sua família biológica”, afirmou.

 

Uma pessoa tirando foto de crianças e adolescentes de costas fazendo pose em frente ao Cinemark
Colaboradores das instituições de acolhimento registram ida de crianças e adolescentes ao cinema 

O sentimento de pertencimento que a atividade gera nas crianças e adolescentes, incluindo-as na sociedade e oportunizando momentos de lazer foi destacado pelo coordenador de projetos do Instituto JCPM, Carlos Duarte. “A gente acha que contribuir também com esse sentimento é valorizar eles enquanto pessoas e pessoas que precisam sonhar e acreditar”, explicou. De acordo com Luciene Freitas, da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Prefeitura do Recife, 11 instituições participaram da ação. “É uma manhã de muita alegria que proporciona uma manhã diferente para nossas crianças e adolescentes acolhidos em toda rede, na municipal, estadual e nas de acolhimentos conveniadas, as ONGs”, disse.

A secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, juíza Ana Carolina Avellar, também acompanhou o passeio e destacou o ganho social e emocional para crianças e adolescentes que participaram da atividade. “Um momento como este, em que o Tribunal de Justiça, em articulação com o Riomar Shopping e o Instituto JCPM, promove, é uma forma de apadrinhamento coletivo para crianças e adolescentes que vivem sob acolhimento institucional. Para muitos deles, esta é a primeira oportunidade que tiveram de passear num shopping e ir ao cinema. Em termos de investimento financeiro, é pequeno para os padrinhos”, explica. Por outro lado, o ganho emocional e social para as crianças é muito grande, pois esta ocasião se transforma num momento inesquecível na vida delas”, completou a magistrada que também ressaltou a satisfação em fazer parte da organização do passeio. 

Participaram da sessão de cinema crianças e adolescentes das Casas Acalanto, Aconchego, Acolher, Novos Rumos, Raio de Luz, Vovó Geralda, da Madalena e dos Lares Esperança, Batista Elizabeth Mem, Paulo de Tarso e Jesus Menino.

..........................................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Joelton Ivson | Inova Propaganda