Navegação do site
O presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, recebeu o 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, nesta segunda-feira (18/8)
A troca de experiências sobre iniciativas em mediação e conciliação marcou a visita do 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Júnior, ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nesta segunda-feira (18), o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, recebeu a equipe do TJDFT e assegurou que o Judiciário estadual de Pernambuco deseja compartilhar ideias sobre como incrementar a prestação jurisdicional no âmbito pré-processual.
A visita foi acompanhada pelo 1º vice-presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, e pela equipe do 2º vice-presidente do TJDFT, composta pela chefe de gabinete Adriana Prazeres Salgueiro Reis Vidal, pela assessora Giuliana Ratto de França Ribeiro e pelo coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Alexandre Rodrigues Frota.
No mesmo dia, o 2º vice-presidente do TJDFT e equipe estiveram no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro da Ilha Joana Bezerra. Conversaram com o coordenador da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, juiz Ruy Trezena Patú Júnior, para conhecer o sistema de conciliação do Judiciário estadual na capital pernambucana.
O chefe do Judiciário estadual pernambucano agradeceu o reconhecimento e afirmou que manterá intercâmbio de experiências com o TJDFT. "São atitudes simples como a conciliação que resolvem grandes problemas. Ainda há pessoas no Brasil que não conhecem seus direitos, por isso acho importantíssima a demonstração de simplicidade dos representantes do TJDFT, que vieram ao TJPE compartilhar ideias a favor dessa população. Isso nos orgulha e anima ainda mais para prestar um serviço com mais eficiência", declarou o desembargador Frederico Neves.
Durante a conversa com o presidente do TJPE, o desembargador Waldir Leôncio Júnior salientou que já há tribunais do Brasil nos quais um único centro de solução de conflitos consegue realizar o trabalho equivalente ao de dez varas. Por isso, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios tem buscado conhecer iniciativas de Cortes por todo o país. "Nossa visita aqui faz parte dessa troca de conhecimentos, porque o TJPE tem uma experiência bastante notória em mediação e conciliação", destacou.
................................................................................
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE