Notícias

TJPE realiza ações de prevenção nas festas de São de Caruaru

Marca do Juizado do Forró

O São João de Caruaru é um dos melhores do estado e quem vai brincar as festas juninas no município pode contar com o auxílio do Judiciário estadual, que estará presente através do Juizado do Forró. O serviço vai atuar durante os dias de festejos para ajudar a inibir a prática de crimes de menor potencial ofensivo, como posse de droga, desacato, desobediência e resistência. A ação teve início em 3 de junho e realizou 15 atendimentos e duas audiências nos dias 3, 10 e 17.
 
O Juizado do Forró funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves, no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, no centro de Caruaru. O serviço vai atuar ainda nos dias 23, 24 ,28 e 29 de junho, das 22h às 2h. A iniciativa tem o intuito de reforçar a segurança no local, trabalhando em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
 
O juiz Marupiraja Ramos, coordenador do Juizado do Forró, fala sobre o serviço que vai funcionar em regime de plantão durante os festejos juninos. “O Juizado do Forró é um serviço obrigatório para a segurança dos forrozeiros que vão as festas juninas de Caruaru. A presença do juizado inibe a prática de delitos, tranquilizando os eventos ocorridos no São João de Caruaru”, destaca o magistrado.
 
Combate à violência contra a mulher – Durante os festejos em Caruaru, o Judiciário estadual também contribui com uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher feita através da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru (VVDFM), em parceria com a Prefeitura municipal e com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. A Vara contou com o apoio da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que criou um spot (locução publicitária), veiculado no intervalo das atrações no palco principal do São João da cidade.
 
A ação tem o objetivo de dar visibilidade à importância de relacionamentos sem violência de gênero, divulgar o número 180 do disque-denúncia como também a existência da Vara de Violência contra a Mulher de Caruaru. "Essa veiculação, no palco principal do São João de Caruaru, consiste numa iniciativa de caráter educativo e preventivo. Trata-se de uma ação externa de ampla repercussão em face do porte das festas juninas do município”, afirma o juiz Hildemar Macedo de Morais, titular da unidade.
 
Serviço – Juizado do Forró
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves, na Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, no Centro de Caruaru
Dias: 3, 10, 17, 23, 24, 28 e 29 de junho
Horário: Das 22h às 2h
............................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Imagem: Núcleos de Publicidade e Design | Ascom TJPE