Notícias

TJPE promove visita de 28 jovens aprendizes no Palácio da Justiça

A estagiária do Memorial de Justiça, Marina Moura, falou aos adolescentes sobre o Poder Judiciário e suas atribuições
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Programa Portas Abertas, recebeu a visita de 28 jovens em sua sede, o Palácio da Justiça, na quinta-feira (19/04). O grupo faz parte do Programa Jovem Aprendiz, iniciativa que o TJPE, através de sua Coordenadoria da Infância e Juventude - CIJ, firmou, enquanto fruto da parceria firmada com a Escola Dom Bosco – Rede Salesiana de Ação Social e a empresa Adserv Serviços de Terceirização, contratante que remunera os jovens em cerca de R$ 500, 00 em média, e fornece a farda de trabalho com a identificação do programa. 
 
“Os 28 jovens aqui, assim como mais 13 que trabalham em Paulista, no total de 41 pessoas, atuam em órgãos da Justiça estadual. Eles e elas recebem formação profissionalizante na área de Auxiliar Administrativo, com aulas teóricas ofertadas pela Escola Dom Bosco. A formação possui duração de dois anos, e as atividades práticas são exercidas em expediente de trabalho com duração de quatro horas, em quatro dias da semana”, explica a analista judiciária e Assistente Social, Gizely Couto. 
 
De acordo com ela, no Programa Jovem Aprendiz, são incluídos meninos e meninas com idades de 14 a 23 anos, e que fazem parte da população em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica. O TJPE participa do Programa como entidade pública que cede seu espaço institucional para o desenvolvimento das atividades práticas dos aprendizes desde o mês de agosto do ano passado.
 
Programação – Antes de conhecer as salas de julgamento Cível e Criminal do Palácio da Justiça, como a tradicional e grandiosa sala da reunião dos 52 desembargadores da Justiça estadual, Gabinete da Presidência, o imponente Salão Nobre; e o espaço histórico Salão dos Passos Perdidos, os 28 visitantes assistiram uma palestra, em um auditório, localizado no Térreo, que contou com falas de apresentação de Gizely Couto e da psicóloga da CIJ/TJPE, Alzilaine Gomes. 
 
A estagiária de Pedagogia, Marina Beltrão Moura, e o servidor e museólogo Fábio Cruz da Cunha, integrantes do Memorial de Justiça do TJPE, explanaram sobre o Poder Judiciário, os 200 anos do Tribunal de Justiça, e sobre a arquitetura e objetos de arte existentes no Palácio da Justiça. Os jovens, na visita guiada, também conferiram os painéis sobre a história bicentenária da Justiça de Pernambuco, expostos de forma permanente no 1º andar do Palácio.
 
Conheça e acesse abaixo as leis que fundamentam o Programa Jovem Aprendiz no Brasil.
 
Lei Nacional da Aprendizagem - Lei n. 10.097, de 19 de dezembro de 2000;
 
Resolução n. 400/2021 – Conselho Nacional de JustiçaCNJ: Dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário;
 
 
....................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Izabela Raposo | Ascom TJPE